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Apresentação
Apresentação
Game development
Game Design
Game studies
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6275-22899
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Produção de Jogos e Métricas
- Polimento e Balanceamento de jogos
- Boas práticas de programação
- Referências de arte para jogos e herança cultural
- Post-Morten: a arte de falhar em jogos
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Objetivos
Objetivos
Potenciar as possibilidades de estudo e aquisição de competências autónomos, complementando as áreas de atuação das demais UC no semestre (CD, MIeJ, PJeM), com a introdução de conteúdos no estado da arte por via de professores e especialistas convidados.
- Complementar o perfil profissional e artístico dos alunos através de contacto com realidades diversas da indústria e investigação em jogos, quer através da tutoria do docente responsável, quer através de palestras de profissionais e especialistas convidados;
- Alargar a rede de contactos profissionais e artísticos ao dialogar com o docente da UC e com os convidados sobre projetos em curso e possibilidades de trabalho futuro.
- Disseminar boas práticas de produção de jogos, confrontando Game Design com desenvolvimento de jogos baseados em Métricas, recolha de informação quantitativa e qualitativa sobre jogos, polimento e balanceamento de jogos, entre outros, como complemento aos conhecimentos nas demais UC no semestre;
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Um conjunto de metodologias inovadoras são implementadas em todas as sessões desta unidade curricular, nomeadamente:
- Metodologias activas, no qual o professor é um mediador da formação para que o aluno possa expor em sala de aula o seu ponto de vista e incrementar o seu sentido critico.
- Movimento Maker por serem abordadas várias disciplinas e vários docentes no desenvolvimento do desta Unidade Curricular;
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Juul, J. (2013).The Art of Failure: An Essay on the Pain of Playing Video Games. Cambridge: MIT Press.
Goodwin, S. (2016). Polished Game Development: From First Steps to Final Release. Apress
Mol, A. et. al. (2017). The Interactive Past: Archeology, Heritage & Videogames. Leiden: Sidestone Press
Monteiro, M. (2019). Ruined by Design: How Designers Destroyed the World, and What We Can Do to Fix. Fresno: Mule Design (Independently published)
White, M. (2019). Breaking Out of the Games Industry. Boca Raton: CRC Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não