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Disciplina Ateliers de Especialização III

  • Apresentação

    Apresentação

    Game Development

    Game Studies

    Game Design

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Da imagem aos espaços jogáveis 

    - Espaços performativos: Potenciar o apparatus visual 

    - Design de jogos com sentido critíco 

    - Especulação e Design crítico 

    - Design, Adição e jogadores: Jogos para o bem estar 

    - Jogos para social good 

    - Design em tempos de crise 

    - Jogos e activismo

  • Objetivos

    Objetivos

    - Potenciar as possibilidades de estudo e aquisição de competências autónomos, complementando as áreas de atuação das demais UC no semestre, com a introdução de conteúdos no estado da arte por via de professores e especialistas convidados. 

    - Complementar o perfil profissional e artístico dos alunos através de contacto com realidades diversas da indústria e investigação em jogos, quer através da tutoria do docente responsável, quer através de palestras de profissionais e especialistas convidados; 

    - Alargar a rede de contactos profissionais e artísticos ao dialogar com docente e convidados da UC.  - Disseminar conhecimentos no estado da arte sobre o design de jogos de intervenção política e social (design crítico e activista), capazes de especular cenários de futuro, de analisar o papel do designer na interacção com os jogadores ou com os outros (¿otherness¿), de verificar questões éticas do design de jogos, entre outros, como complemento aos conhecimentos nas demais UC no semestre; 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Darshana Jayemanne, D. (2017). Performativity in Art, Literature, and Videogames. Palgrave Macmillan: London.

    Dunne, A. & Raby, F. (2013). Speculative everything : design, fiction, and social dreaming. Cambridge: MIT Press.

    Chang, A. (2020). Playing Nature: Ecology in Video Games. Minneapolis: University of Minnesota Press.

    Flanagan, M. (2009). Critical Play: Radical Game Design. MIT Press: Cambridge. 

    Koven, B. (2017). The Well-Played Game: A Player's Philosophy. Cambridge: MIT Press. 

    Lovink, G. (2019). Sad by Design: On Platform Nihilism. London: Pluto Press 

    Manzini, E. (2020). Politics of the Everyday. London: Bloomsbury Visual Arts 

    Murray, S. (2018). On Video Games: The Visual Politics of Race, Gender and Space. London: I.B.Tauris

    Schull, N. (2014). Addiction by Design: Machine Gambling in Las Vegas. Princeton University Press

INSCRIÇÃO AVULSO
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