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Disciplina Projeto e Dissertação I

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Exercícios de design colaborativo aplicados à prática de investigação em jogos. 

    -Combinação criativa e o ¿possível adjacente¿. 

    -Abordagem ao desenvolvimento de jogos que incentive a participação 

    -Game design e sustentabilidade 

    -Game Design, consumo e adicção 

    2.Preparação do Projecto Final (Projecto de tese ou prático) 

    3.Apresentação de metodologias de investigação e respectivas fases de desenvolvimento previstas para a produção de um projecto final 

    4.Sessões de Pitch com convidados da academia e indústria para debate sobre os problemas propostos para desenvolvimento pelos alunos. 

    5.Apresentação de projectos no estado da arte adequados aos projectos apresentados pelos alunos 6.Desenvolvimento de proposta de tese e/ou de guião para desenvolvimento de projecto prático.

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de Projecto e Dissertação I consiste no desenvolvimento inicial de um projecto final de natureza prática ou de uma dissertação teórica no âmbito das áreas científicas do presente Mestrado, a ser concluídos e apresentados à comunidade após a UC de Projecto e Dissertação II. 

    Como Projecto final pretende-se que cada aluno possa centrar a sua investigação num problema por si proposto, que será materializável através de uma aplicação digital ou analógica, capaz de se destacar cientificamente no domínio de estudos de jogos, intervir societal e culturalmente no estado da arte, podendo envolver organizações parceiras. Como Dissertação Teórica pretende-se que o trabalho individual de investigação em torno de um problema centrado na área do Game Design, venha a contribuir e destacar-se cientificamente no estado da arte.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    - Metodologias activas, no qual o professor é um mediador da formação para que o aluno possa expor em sala de aula o seu ponto de vista e incrementar o seu sentido critico.

    - Movimento Maker por serem abordadas várias disciplinas e vários docentes no desenvolvimento do desta Unidade Curricular;

    - Ensino orientado por projecto para a solução de desafios propostos (problemas) pela projecto de investigação (dissertação).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    (A Bibliografia será adequada anualmente às propostas de investigação dos alunos) 

    Arsenault, D. (2009). Video Game Genre, Evolution and Innovation in Eludamos. Journal for Computer Game Culture, 3(2), 149¿176. 

    AA.VV-(2014). Bridging Literacies with Videogames in Hannah R. Gerber & Sandra Schamroth Abrams (org.). Rotterdam: Sense Publishers. 

    Bogost, I. (2015). How To Talk About Videogames. Minneapolis: University of Minnesota Press. Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Presença; 

    Ehrenfeld, J. Sustainability by Design: A Subversive Strategy for Transforming Our Consumer Culture. New Haven:Yale University Press 

    Fuad-Luke, A. (2009). Design activism : beautiful strangeness for a sustainable world. London: Earthscan

    Johnson, S. (2010). Where Good Ideas Come From: The Natural History of Innovation. New York: RIVERHEAD BOOKS 

    Vaajakallio, k. (2012). Design games as a tool, a mindset and a structure. Aalto: Aalto University publication series. 

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