filmeu

Disciplina Lab de Ambientes Virtuais para Moda I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular visa fornecer aos discentes competências aplicadas à visualização de produto de moda em ambientes virtuais, através do domínio dos processos de produção presentes neste tipo de projetos: metodologias de trabalho, organização de projeto, e o método capaz de projetar peças vestuário 3D com base em moldes 2D digitais com eficiência e precisão, complementando desta forma a criação de conteúdos 2D para aplicação em ambiente 3D.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução a ambientes virtuais de Moda: Noções teórico práticas para apresentação de produto de moda

    2. Integração de conteúdos 2D em ambientes virtuais: técnicas e processos de integração em software 3D de objetos vetoriais

    3. Introdução e Fundamentos de software 3D

    4. Introdução ao desenvolvimento de modelagem 2D digital com software 3D

       a. Criação de moldes base

       b. Transformação de moldes

       c. Vestir peça de vestuário no avatar

    5. Desenvolvimento de vestuário virtual 3D aplicado a projeto de design e produção de moda

    a. Definição/caracterização do avatar virtual, de medidas do avatar e das peças de vestuário, de tecidos virtuais (criação de texturas e aplicação de padrões), de aviamentos virtuais (fecho, botões, cor da linha, etc.)

    6. Desenvolvimento de projeto: apresentação de produto de Moda, vestuário de autor em 3D/ambientes virtuais.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como principal objetivo dotar o discente de competências para apresentação de produto de Moda em Ambientes Virtuais. A estrutura curricular introduz elementos técnicos conceptuais e metodologias aplicadas à criação de ambientes virtuais para a Moda. O aluno deverá assimilar noções e conceitos base de identidade visual, desenvolver critérios estéticos para a construção base de uma marca de vestuário, para a comunicação da mesma em ambientes virtuais para Moda. 
    Terá de adquirir os principais conhecimentos para a utilização do software de desenvolvimento de vestuário virtual 3D, tendo como objetivo a execução de um trabalho de pesquisa redigido em Inglês, um mini projeto desenvolvido em 3D, e um projeto de apresentação de produtos de moda, em ligação com a UC de Projeto de Design de Moda I. 

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta é uma unidade curricular teórico¿prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios em software de criação e ambientes virtuais. Ao longo do semestre será desenvolvido dois projetos práticos com respetivos acompanhamentos e apresentação em aula.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Harris, C., (2017). The Fundamentals of Digital Fashion Marketing. Bloomsbury Academic. 

     

    Iarocheski, L. (2021). Times New Fashion: Upgrading the Fashion Industry. Independently published.

     

    Quinn, B. (2012). Fashion Futures. Merrell.

     

    Paul, C. (2015). Digital Art. Thames & Hudson world of part.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios