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Disciplina Lab de Artes dos Media para Moda

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como principal objetivo dotar o discente de competências criativas e de experimentação no domínio das Artes dos Media. A estrutura curricular introduz tecnologias e princípios conceptuais comuns à área das Artes Interativas, tendo como objetivo a execução de projetos experimentais que combinem tecidos, componentes eletrónicos e interação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Processos projetuais e tecnologias na área das artes interativas:
      1. Do esboço ao protótipo;
      2. Princípios fundamentais de eletrónica;
      3. Plataforma Arduino e sensores.
    2. Autores e projetos na área das Artes dos Media enquadráveis com experimentação em Moda.
    3. Desenvolvimento de projeto experimental de cariz interativo aplicável a produto de Moda.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Capacidade de fundamentação projetual e teórica com base nos conceitos transmitidos ao longo da UC;
    - Indicar referências na área da conjugação da eletrónica com o produto de Moda;
    - Projetar e apresentar soluções interativas aplicáveis a produto de Moda;
    - Organizar conteúdos projetuais com vista a integração em equipe;
    - Com recurso a plataformas Arduino ou similares desenvolver produto ou solução aplicável a produto de Moda;
    - Com expressão de sólidas capacidades criativas, conceptuais e técnicas, desenvolver os projetos práticos propostos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A Unidade Curricular de Laboratório de Artes dos Media para Moda tem um caráter teórico-prático, com forte incidência na vertente projetual. A avaliação é contínua e baseia-se no desenvolvimento laboratorial de um objeto de Moda interativo com recurso a componentes eletrónicos e conteúdos audiovisuais. O tipo de objeto a desenvolver é da escolha dos alunos conforme os seus interesses de investigação, estando sujeito à validação e acompanhamento dos docentes. Poderá ser desenvolvido em grupos de 2 alunos ou individual.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Hall-Duncan, n. (2022). Art X Fashion: Fashion Inspired by Art Hardcover. Rizzoli Electa.
    • Kwastek, K. (2013) Aesthetics of Interaction in Digital Art. The MIT Press.
    • Margolis, M., Jepson, B., Weldin, N. (2020 - 3ª ed.). Arduino Cookbook: Recipes to Begin, Expand, and Enhance Your Projects. O'Reilly Media.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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