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Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como principal objetivo dotar o discente de competências criativas e de experimentação no domínio das Artes dos Media. A estrutura curricular introduz tecnologias e princípios conceptuais comuns à área das Artes Interativas, tendo como objetivo a execução de projetos experimentais que combinem tecidos, componentes eletrónicos e interação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6579-24144
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Processos projetuais e tecnologias na área das artes interativas:
- Do esboço ao protótipo;
- Princípios fundamentais de eletrónica;
- Plataforma Arduino e sensores.
- Autores e projetos na área das Artes dos Media enquadráveis com experimentação em Moda.
- Desenvolvimento de projeto experimental de cariz interativo aplicável a produto de Moda.
- Processos projetuais e tecnologias na área das artes interativas:
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Objetivos
Objetivos
- Capacidade de fundamentação projetual e teórica com base nos conceitos transmitidos ao longo da UC;
- Indicar referências na área da conjugação da eletrónica com o produto de Moda;
- Projetar e apresentar soluções interativas aplicáveis a produto de Moda;
- Organizar conteúdos projetuais com vista a integração em equipe;
- Com recurso a plataformas Arduino ou similares desenvolver produto ou solução aplicável a produto de Moda;
- Com expressão de sólidas capacidades criativas, conceptuais e técnicas, desenvolver os projetos práticos propostos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A Unidade Curricular de Laboratório de Artes dos Media para Moda tem um caráter teórico-prático, com forte incidência na vertente projetual. A avaliação é contínua e baseia-se no desenvolvimento laboratorial de um objeto de Moda interativo com recurso a componentes eletrónicos e conteúdos audiovisuais. O tipo de objeto a desenvolver é da escolha dos alunos conforme os seus interesses de investigação, estando sujeito à validação e acompanhamento dos docentes. Poderá ser desenvolvido em grupos de 2 alunos ou individual.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Hall-Duncan, n. (2022). Art X Fashion: Fashion Inspired by Art Hardcover. Rizzoli Electa.
- Kwastek, K. (2013) Aesthetics of Interaction in Digital Art. The MIT Press.
- Margolis, M., Jepson, B., Weldin, N. (2020 - 3ª ed.). Arduino Cookbook: Recipes to Begin, Expand, and Enhance Your Projects. O'Reilly Media.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não