filmeu

Disciplina Design de Moda Sustentável e Circular

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular (UC) de Design de Moda Sustentável e Circular visa consciencializar os alunos para a importância das tomadas de decisão que o designer deve ter com o objectivo de minimizar o impacto ambiental na ITV (indústria têxtil e vestuário). Esta é uma das atividades com maior impacto ambiental, por isso é importante estimular os alunos a pesquisar e conhecer os princípios de Design Sustentável e correlacionar a Moda com outros campos do conhecimento a nível económico-social e cultural. Consequentemente os estudantes aprendem a executar projetos mais sustentáveis. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O Design Sustentável e a economia circular no Design de Moda: Enquadramento histórico e socioeconómico;

    2. Metodologias de design e processos de produção com uma abordagem sustentável: Zero-Waste, Upcycled, Sub-Cut, Slow Fashion;

    3. Exploração dos conceitos: Fashion-able, roupa em segunda-mão, política dos 3 R's, reduzir, reusar e reciclar agregados ao ciclo de vida do produto têxtil e do vestuário. Filosofia Cradle to Cradle. Biodegradabilidade de materiais;

    4. A importância do Co-Design, Afetividade e Empatia na fase da conceção de produtos de moda;

    5. Certificações e legislações nacionais e internacionais; 6. Materiais sustentáveis: exemplos de materiais inovadores;

    7. Tecnologias sustentáveis: estampagens e diferentes processos de produção: Os diferentes intervenientes na indústria, os seus papeis e campos de ação na área da sustentabilidade;

    8. O impacto social: responsabilidade social e exemplos de boas práticas aplicadas no design de moda aos processos de produção.

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC pretende analisar as relações do Design Sustentável com a indústria da Moda atual a nível nacional e internacional. Esta unidade curricular deseja transmitir os princípios do Design Sustentável, estudar e correlacionar a moda com outros campos do conhecimento ao nível enconómico-social e ambiental. Adicionalmente, investigar, de forma introdutória, as possibilidades sustentáveis nas diferentes fases do processo de design: escolha de materiais, processos de produção/confeção, embalagem, logística, estratégia comercial e impacto social. Compreender a importância da mudança de paradigmas: Analisar casos de referência de forma a fomentar nos estudantes esta área do design como uma oportunidade de negócio tendo como objetivo ampliar a responsabilidade social das marcas, designers perante os seus consumidores. O estudante deverá estar apto a executar conscientemente projetos para Sustentabilidade, tendo em conta os impactos em todas as fases do ciclo de vida dos produtos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são de natureza teórico-prática.
    Os estudantes irão desenvolver os seus conhecimentos nesta disciplina através da pesquisa de fontes fidedignas e ainda, através de ativades exploratórias e laboratoriais. O desenvolvimento exploratório deverá ficar registado no scrapbook, que funciona como suporte físico destes estudos.  A boa prática da Sustentabilidade na Moda tem todo um valor estético associado que deve ser cuidado nestes registos.  A aprendizagem é direccionada pelos objectivos propostos e conteúdos explorados, acima descritos, e é realizada através de exercícios teórico-práticos (individuais e colaborativos).
    Fomentar-se-á o carácter participativo, provocando, em aula, questionamentos que promovam a fácil assimilação dos conteúdos, através da interacção professor/aluno na discussão crítica e na pesquisa de estudos de caso.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BLACK, S. (2008). Eco Chic: The Fashion Paradox, London: Black Dog Publishing.

    BROWN, A. (2013). ReFashioned: Cutting-Edge Clothing from Upcycled Materials. London: Laurence King.
    CASSIDY, T. D., & Han, S. L. C. (2013). Upcycling fashion for mass production. Greenleaf Publishing Ltd.

    CLINE, E.L. (2012). Overdressed. The shocking high cost of cheap fashion. New York: Penguin Group.

    LITTLE, T. (2018). The Future of Fashion: Understanding Sustainability in the Fashion Industry. Washington: New Degree Press.

    FLETCHER, K. (2008). Sustainable fashion & textiles: Design journeys. London: Earthscan.

    FLETCHER, K; Grose L.(2011) Moda & Sustentabilidade. Design para mudança. São Paulo: SENAC.

    GWILT. A (2018). A Practical Guide to Sustainable Fashion. Basics Fashion Design. London: Bloomsbury.

    MCDONOUGH, W.; Braungart, M. (2002)Cradle to cradle: remaking the way we make things. New York: North Point Press.

    THORPE, A. (2007). The Designer’s Atlas of Sustainability. Washington: Island Press.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios