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Disciplina Lab de Ambientes Virtuais para Moda II

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente Unidade Curricular tem como objetivo aprofundar os conhecimentos da construção de vestuário em 3D, de uma coleção de design e produção de moda de autor em ambientes virtuais. Aprofundando desta forma elementos técnicos que visam dotar os alunos no desenvolvimento de modelagem digital em software 3D, num nível de dificuldade médio-alto.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Aprofundamento na construção de vestuário 3D no desenvolvimento de modelagem em 2D digital: de diversas peças de vestuário: Desenvolvimento de calças, camisa e casaco e seus pormenores: Aplicação de pormenores em vestuário e tipos de bolsos aplicados às diversas peças de vestuário
    2. Aprofundamento aos ambientes virtuais de Moda: Noções teórico práticas para apresentação de produto de moda em ambiente virtual através de movimento do avatar
    3. Desenvolvimento de vestuário virtual 3D aplicado a projeto de design e produção de moda
      1. Desenvolvimento e caracterização do avatar virtual (adição e edição de motion ao avatar para desfilar)
      2. Verificação da tensão do tecido em diversas posições ergonómicas do corpo humano/avatar;
    4. Design e produção de um desfile de moda (avatares em movimento/animação) virtual para a comunicação da sua coleção final de autor em ambientes virtuais
  • Objetivos

    Objetivos

    A estrutura curricular visa o desenvolvimento de peças de vestuário em 3D, criadas previamente na unidade curricular de Projeto de Design de Moda II, com base numa coleção de moda de autor. Esta UC pretende que os alunos executem gradualmente até uma fase final, o design e produção de um desfile de moda (avatares em movimento / animação) virtual para a comunicação da sua coleção cápsula final de autor e marca, em ambientes virtuais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É uma cadeira teórico-prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios em software 3D de criação e ambientes virtuais. Ao longo do semestre será desenvolvido projeto prático com respetiva análise em aula.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CLARKE, S.E.B. HARRIS, J. (2012). Digital Visions for Fashion + Textiles: Made in Code. Thames&Hudson
    DIEFFENBACHER, F. (2019). Fashion Thinking: Creative Approaches to the Design Process. Bloomsburry 
    DUFFY, V.G. (2016). Advances in Applied Digital Human Modeling and Simulation. Advances in Intelligent Systems and Computing – Vol. 481. DOI 10.1007/978-3-319-41627-4. Springer International Publishing 
    FAIRHURST, C. (2008). Advances in apparel production. Woodhead Publishing Limited and CRC Press 
    Harris, C. (2017). The Fundamentals of Digital Fashion Marketing. Bloomsbury Visual Arts
    WANG, Yan-Xue, LIU, Zheng-Dong. (2020). Virtual Clothing Display Platform Based on CLO3D and Evaluation of Fit. Journal of Fiber Bioengineering and Informatics. 37-49. doi:10.3993/jfbim00338
    Wilcox, M. (2021) The Digital Fashion Revolution: Save the Environment While Looking Amazing With NFT and 3D Modeling

     

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