filmeu

Disciplina Organismos e Organizações Internacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    O ciclo de estudos em questão demanda capacidade crítica aprofundada, com vista à aplicação de conhecimentos mais substantivos e orientados por algum grau de senioridade profissional. O que se deseja nessa disciplina é, além de avançar conteúdos presentes em cursos de primeiro ciclo, possibilitar a interação crítica com casos e literatura mais complexos. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Organizações Internacionais e o seu papel no Sistema Internacional

      • Debate Dirigido

      • Debate Dirigido

      • Exercícios Coordenados

    2. Patologias e Desafios das Organizações Internacionais

       

      • Debate Dirigido

      • Debate Dirigido

      • Exercícios Coordenados

    3. Estruturas, Subestruturas e Processo Decisório

      • Debate Dirigido

      • Debate Dirigido

      • Exercícios Coordenados

    4. Inovação e Limites das OIs no Sistema Internacional

      • Debate Dirigido

      • Debate Dirigido

      • Exercícios Coordenados

    5. Organizações Internacionais e Pressupostos

      • Debate Dirigido

      • Debate Dirigido

      • Exercícios Coordenados

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC de mestrado está voltada para o aprofundamento das teorias sobre organizações
    internacionais. Além disso, a disciplina é composta de uma série de casos que visam permitir extrair modelos e tendências de manifestação
    institucional, incluindo aspetos como participação ou cooperação internacional.

    Objetivos de aprendizagem:

    1. Compreender o que são os diferentes tipos de Organizações Internacionais, os papeis das instituições internacionais.

    2. Compreender a dinâmica, a origem, tendências e limites que são pertinentes às Organizações Internacionais.

    3. Aplicar os conhecimentos nos estudos de caso de instituições internacionais, com efeito na eficiência dessas organizações.

    4. Analisar a performance de instituições internacionais e as relações entre os atores preponderantes em cada ambiente (estudos de caso).

    5. Avaliar a participação de instituições ou organizações internacionais na configuração do sistema e subsistemas relacionados ao espaço europeu (temas mais relevantes).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esse curso conta com o desenvolvimento de portfólio individual ao longo do período, a partir de atividades voltadas para o sistema "learning by doing". Metodologias ativas de ensino são aplicadas em todo o conteúdo, de modo que os debates teóricos reforcem os feedbacks por par e mediados, as simulações preencham uma lacuna de transição entre a teoria e a prática, as experimentações em grupo garantam habilidades pertinentes ao mercado de trabalho.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carcedo, J. F. (2019). Una discusión sobre el rol de las organizaciones internacionales en la teoría de las Relaciones Internacionales. Journal de Ciencias Sociales.

    Surdej, A. (2020), "Multilateralism and international governmental organizations: principles and instruments", Transforming Government: People, Process and Policy, Vol. 14 No. 3, pp. 337-350. https://doi.org/10.1108/TG-11-2019-0107

    Barnett, M. N., & Finnemore, M. (1999). The politics, power, and pathologies of international organizations. International Organization, 53(4), 699-732.

    Telò, M. (Ed.). (2012). State, Globalization and Multilateralism: The challenges of institutionalizing regionalism (Vol. 5). Springer Science & Business Media. Caps. 3 -5. 

    Hafner-Burton, E. M., & Montgomery, A. H. (2006). Power positions: International organizations, social networks, and conflict. Journal of Conflict Resolution, 50(1), 3-27.

    (CONT.)

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios