-
Apresentação
Apresentação
O Direito do Ambiente encontra-se, de forma crescente, em interseção com a Economia, influenciando paulatinamente todos os setores da atividade económica. Esta ligação extravasou já a dimensão de conceitos “clássicos”, como desenvolvimento sustentável, e tem hoje presença constante noutros contextos, incluindo dos mercados, como exemplificam os critérios ESG. Esta relação tem uma forte influência do Direito Europeu, em que a integração em vários domínios e o pendor regulatório têm proporcionado amplos desenvolvimentos, incluindo no âmbito do Pacto Ecológico Europeu. As instituições europeias assumem, atualmente, um papel garantístico relativamente ao ambiente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT6659-8105
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao Direito do Ambiente Delimitac¿a¿o do objecto de estudo Evolução do Direito do Ambiente 2. Fontes e princípios do Direito Ambiente 3. Sujeitos do Direito do Ambiente Sujeitos “clássicos” Pessoas singulares e colectivas: o caso das empresas 4. A Economia e a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável 5. A influência do Direito Europeu a. O Pacto Ecológico Europeu e os seus antecedentes b. Os novos mercados c. A influência dos critérios ESG 6. Tendências futuras
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se refletir sobre as tendências atuais do Direito do Ambiente em diálogo com a Economia, olhando à evolução recente e ao quadro futuro da interpenetração entre estas duas dimensões.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No quadro de um segundo ciclo de estudos, é essencial promover as capacidades de investigação autónoma e a realização de trabalhos académicos de caráter aprofundado, tanto no plano da oralidade e da discussão em aula, como no plano escrito. Neste sentido, o ensino pauta-se por aulas em formato de seminário, dialogadas e práticas, fomentando o debate, com recurso a doutrina e jurisprudência considerados relevantes. Método de avaliação: - Apresentação de trabalho em aula sobre um tópico do programa: 40% - Apresentação de trabalho final: 40%: - Participação em aula: 20%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ANTUNES, TIAGO, «Pelos Caminhos Juri¿dicos do Ambiente – Verdes Textos», AAFDL, Lisboa, 2014. ARAGÃO, MARIA ALEXANDRA DE SOUSA «O Princípio do Nível Elevado de Protecção e a Renovação Ecológica do Direito do Ambiente e dos Resíduos», Almedina, Coimbra, 2006. CANOTILHO, GOMES, «Introdução ao Direito do Ambiente», Universidade Aberta, Lisboa, 1998. JANS, JAN H. / VEDDER, HANS H.B., «European Environmental Law», Groningen, Europa Law Pub., 2008. SILVA, VASCO PEREIRA DA, «Verde, Cor de Direito – Lições de Direito do Ambiente», Almedina, Coimbra, 2002.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não