-
Apresentação
Apresentação
A presente unidade curricular pretende conferir aos alunos as competências adequadas à estruturação do pensamento que lhes permita ciar a ideia que levará ao tema que pretendem desenvolver no âmbito da sua investigação assim como orientar a pesquisa das fontes e moldes formais de apresentação e submissão do trabalho.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6851-25577
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Considerações preliminares da metodologia de investigação científica.
2.Noções-chave e terminologia.
3. O texto científico: fatores de valorização.
4. A escolha do tema.
5. O processo de investigação.
5.1. Planeamento: escolha do tema e do orientador, identificação do problema ou questão de investigação, cronograma, pesquisa bibliográfica e jurisprudencial.
5.2. As fontes: questões prévias, bibliotecas, fichas bibliográficas e arquivo, jurisprudência e legislação, fichas e notas de leitura.
5.3. A estruturação do texto.
5.4. A redação: notas de rodapé, citação, referências bibliográficas em notas de rodapé, organização da bibliografia final, revisão e formatação final do texto.
6. Considerações Éticas. Humildade intelectual. O plágio e o autoplágio. Fraude académica e desonestidade intelectual.
7. Fatores de valorização de uma tese.
8. Arguições.
9. Publicação do texto.
-
Objetivos
Objetivos
Aprender os conceitos, etapas e métodos fundamentais envolvidos no processo de investigação. Aprender a delimitar o objeto e campo de estudo, a efetuar a reflexão e a análise aos conteúdos, a revisão de literatura, a metodologia e a bibliografia. Desenvolver aptidões para conceber e desenvolver um projeto de dissertação com qualidade e respeitando os princípios da ética e as regras da produção científica. Outros objetivos específicos são os seguintes: explicar a relevâncias dos assuntos investigados e da motivação para o desenvolvimento da investigação; problematizar, desenvolver hipóteses e inovar em temas já trabalhados; pesquisar e validar fontes de informação; estruturar e redigir um trabalho científico, em especial os vários aspetos formais do mesmo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular é ministrada em regime de seminário, pelo que a avaliação assenta na participação dos Estudantes nos trabalhos elaborados e debatidos em avaliação contínua. Essa participação inclui a apresentação e discussão de um artigo escrito próprio, preparado através de tutoria individual. Nas primeiras aulas, serão apresentadas as etapas e os principais conceitos e métodos envolvidos no processo de investigação. As sessões incluem uma parte expositiva, mas implicam interação permanente com os alunos. O aluno deverá redigir uma proposta de investigação sobre um tópico selecionado, idealmente relacionado com o tema que pretende trabalhar na tese.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Poças, L. (2021). Manual de Investigação em Direito. Metodologia da preparação de teses e artigos jurídicos. Coimbra. Almedina
Vilelas, J. (2020). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa. Edições Sílabo
Larenz, K. (2010). Metodologia da Ciência do Direito. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian
Aragão, A. (2009). “Breves reflexões em torno da investigação jurídica”. Boletim da Faculdade de Direito da
Universidade de Coimbra. Vol. LXXXV. Coimbra, pp. 765-794
Hespanha, A. (2009). Como preparar uma dissertação: um guia em cinco pontos, FDUNL. Disponível em https://www.scribd.com/document/170566570/AMH-2012-Como-elaborar-uma-dissertacao, consultado em 22/07/2024.
Meirim, J. M, (2008). Como pesquisar e referir em Direito. Coimbra. Coimbra Editora
Eco, U. (1998). Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa. Presença.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não