-
Apresentação
Apresentação
O objetivo é dotar os alunos com um conhecimento amplo e profundo sobre as diversas formas de financiamento das sociedades comerciais, seja com recurso a capitais próprios seja com recurso a capitais alheios. Pretende-se, assim, incutir nos alunos uma maior curiosidade que lhes permita desenvolver as suas capacidades de investigação científica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6654-24547
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Noção e tipos de sociedades comerciais. 2.Financiamento societário (corporate finance). 2.1. Financiamento com capitais próprios. 2.2. Financiamento através de capitais alheios. 2.3. Financiamento estruturado. 2.4. Project Finance.3. Reestruturação empresarial.
-
Objetivos
Objetivos
- Domínio de conceitos e regimes jurídicos; - Conhecer posições doutrinais e jurisprudênciais sobre as principais problemáticas; - Estudo e debate sobre casos práticos;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O método de lecionação caracteriza-se por uma dupla vertente, a primeira é de exposição teórica dos conteúdos programáticos, e a segunda, mais prática, consiste na análise de jurisprudência e na apresentação de trabalhos realizados individualmente pelos alunos sobre um tema incluído no conteúdo programático da disciplina, os quais são discutidos com a participação de todos. A avaliação tem por base a realização de trabalhos escritos e a sua exposição oral (70%), contribuindo, também, para a avaliação a assiduidade, a participação oral e a qualidade da expressão oral e escrita (30%). A avaliação também poderá ser feita através da realização de um exame final.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Albuquerque, P. (2019). Assistência Financeira nas Sociedades Comerciais. Almedina. - Domingues, P. T. (2021) O financiamento societário pelos sócios (e o seu reverso). Almedina, - Fatela, C.S. (2020). A locação financeira imobiliária e os direitos reais. Da natureza real do direito do locatário financeiro, Coimbra, Almedina, 2020. - Lumby, S. (2019). Corporate Finance: Theory and Practice. Cengage Learning - Oliveira, A. P. (2020). Manual de Corporate Finance. Almedina.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não