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Disciplina Microeconomia Estratégica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina tem três objetivos fundamentais: 1.º harmonizar os conhecimentos relativos aos modelos fundamentais da análise microeconomia; 2.º explorar as aplicações dos instrumentos da Teoria dos Jogos; 3.º introduzir os conceitos fundamentais das modernas teorias comportamentais.

    As primeiras aulas desta disciplina são dedicados aos conceitos fundamentais da análise microeconómica permitindo uma revisão e harmonização de conhecimentos.

    Num segundo momento introduzem-se os instrumentos de análise disponibilizados pela “teoria dos jogos”, discutindo-se as suas aplicações na análise dos comportamentos estratégicos.

    Quanto à introdução das teorias comportamentais, pretende-se confrontar o aluno com as novas perspetivas da economia comportamental, nas suas diferentes aplicações. Introduzem-se os conceitos fundamentais e exploram-se as suas aplicações no processo de decisão individual, na relação das empresas no mercado e na atuação do Estado.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Revisão de conceitos de microeconomia

    1.1. A procura, a oferta e a criação do preço

    1.2. Análise de estática comparada

    1.3. Estruturas de mercado e a decisão das empresas

    2. Introdução ao comportamento estratégico

    2.1. Decisão e estratégica

    2.2. Introdução à teoria dos jogos

    2.3. Equilíbrio em jogos simultâneos e contínuos

    2.4. Comportamento estratégico nos mercados

    2.5. Estratégia e informação

    3. Criação de mercados e Leilões

    3.1. Tipos de leilões,

    3.2. Análise de eficiência 

    4. Comportamento e racionalidade

    4.1. Os limites à racionalidade e a economia comportamental

    4.2. Dois processos de decisão

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos apreendam e aprofundem os instrumentos fundamentais de análise microeconómica, Teoria dos Jogos e da Teoria da Economia Comportamental. No decurso da disciplina, os alunos deverão ter adquirido competências para:

    1.   Compreender os processos de decisão dos consumidores e das empresas

    2.   Identificar de situações de decisão estratégica;

    3.   Identificar de modelos teóricos de relação estratégica em diferentes cenários de informação e suas conclusões

    4.   Identificar dos modelos comportamentais relevantes à tomadas de decisão

    5.   Identificar de situações reais em que os modelos teóricos podem ser aplicados, discutindo-se os aspetos a adequar de identificação de situações de relação estratégica; 

    6.   Identificar padrões comportamentais diferentes daqueles previstos pela teoria neoclássica;

    7.   Utilizar informação comportamental de mercado para definição de estratégicas acção.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Varian, Hal (2010), Microeconomia Intermédia: Uma abordagem Moderna , 8th ed., Lisboa, Verlag Dashofer (Cap. 28)

    Mata, José (2006), Economia da Empresa, Gulbenkian

    Dhami, Sanjit (2016), “The Foundations of Behavioral Economic Analysis”, Oxford University Press

    Kahneman, Daniel (2014), “Pensar, Depressa e Devagar”, Temas e Debates

    Gibbons, Robert (1992), “A primer in Game Theory”, Harvester Wheatsheaf,  UK

    Fudenberg, Drew and Tirole, Jean (1983), “Game Theory”, The MIT Press, Cambridge Massachusetts

    Osborne, Martin (2003), “Introduction to Game Theory”, The MIT Press, Cambridge Massachusetts

    Diamond, Peter e Vartiainen, Hannun, ed (2017), “Behavioral Economics and Its Applications”, Princeton University Press

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