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Apresentação
Apresentação
O Seminário de investigação constitui-se como um trabalho científico sendo o culminar de toda a aprendizagem teórica para o desenvolvimento da dissertação. Assim, os mestrandos deverão delinear o Projeto final, sabendo definir o objeto, quadro concetual, população a abranger, local da pesquisa, metodologia a seguir e sua justificação. A dimensão teórica desenvolvida e os exercícios práticos em aula, bem como os solicitados no trabalho final são elementos essenciais à investigação teórica e prática.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT248-2723
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Planeamento da investigação empírica - Fontes de informação, fase exploratória: bibliografia temática/problemática, documentos, estatística, entrevistas exploratórias. População e amostra.
2. Quadro operacional da pesquisa. Modelo de análise. Articulação da informação obtida: hipóteses, conceitos, dimensões, categorias, subcategorias, indicadores.
3.Técnicas de recolha e análise de dados: Observação: tipos de observação e unidades de observação, as grelhas.; Questionário: Elaboração do plano. Análise e tratamento dos dados; Entrevistas: tipos de entrevista, o guião e grelhas de análise.
4.Análise e discussão dos dados: análise estatística e análise de conteúdo.
5. Elaboração do projecto final de pesquisa: estrutura, normas de apresentação ou elaboração de trabalho de investigação.
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Objetivos
Objetivos
- Aprender a delinear o percurso da investigação científica
- Aquisição de conhecimentos sobre as fontes de informação a fim de decidir quais as mais adequadas à produção científica relativamente ao objecto de investigação e ou de intervenção.
- Reflectir sobre os métodos e técnicas a aplicar na pesquisa ou na pesquisa para a intervenção, adequados ao objecto.
- Saber criar e utilizar as técnicas de recolha de dados, quantitativos e qualitativos.
Competências: aprender a:
- Desenvolver um projecto de pesquisa adequado ao objecto de investigação
- Decidir sobre as metodologias adequadas ao objecto de pesquisa
- Criar, recriar ou seleccionar os instrumentos/técnicas de recolha de dados
- Saber como aplicar os instrumentos no terreno
- Saber como tratar adequadamente os dados
- Aprender a analisar e estabelecer correlações entre os dados
- Aprender a introduzir os resultados no trabalho final dando significados coerentes
- Elaborar o projecto de dissertação
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Toda a Unidade Curricular se destina a dar preparação para a dissertação que os estudantes deverão estar a começar durante o decurso do semestre.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bardin, L. (2000). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Berg Bruce L. Lune H.(2012). Qualitative research methods for the social sciences. Upper Saddle: River Pearson.
Coutinho, C. (2011). Metodologia da Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Almedina.
Emmel. N, (2013). A Sampling and choosing cases in qualitative research realist approach. Thousand Oaks : Sage.
Kvale. S. (2012). Interviews ¿ An introduction to Qualitative Research Interviewing. Londres: Sage.
Moreira, C. (2007). Teorias e Práticas de Investigação. Lisboa: ISCSP.
Reis, F. (2011). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado Segundo Bolonha. Lisboa: Pactor.
Trainor, Audrey A. and Graue, Elizabeth (eds.) (2013). Reviewing qualitative research in the social sciences. New York : Routledge.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não