filmeu

Disciplina Seminário de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    O Seminário de investigação constitui-se como um trabalho científico sendo o culminar de toda a aprendizagem teórica para o desenvolvimento da dissertação. Assim, os mestrandos deverão delinear o Projeto final, sabendo definir o objeto, quadro concetual,  população a abranger, local da pesquisa, metodologia a seguir e sua justificação. A dimensão teórica desenvolvida e os exercícios práticos em aula, bem como os solicitados no trabalho final são elementos essenciais à investigação teórica e prática.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Planeamento da investigação empírica - Fontes de informação, fase exploratória: bibliografia temática/problemática, documentos, estatística, entrevistas exploratórias. População e amostra.

    2. Quadro operacional da pesquisa. Modelo de análise. Articulação da informação obtida: hipóteses, conceitos, dimensões, categorias, subcategorias, indicadores.

    3.Técnicas de recolha e análise de dados: Observação: tipos de observação e unidades de observação, as grelhas.; Questionário: Elaboração do plano. Análise e tratamento dos dados; Entrevistas: tipos de entrevista, o guião e grelhas de análise.

    4.Análise e discussão dos dados: análise estatística e análise de conteúdo.

    5. Elaboração do projecto final de pesquisa: estrutura, normas de apresentação ou elaboração de trabalho de investigação.

  • Objetivos

    Objetivos

    • Aprender a delinear o percurso da investigação científica
    • Aquisição de conhecimentos sobre as fontes de informação a fim de decidir quais as mais adequadas à produção científica relativamente ao objecto de investigação e ou de intervenção.
    • Reflectir sobre os métodos e técnicas a aplicar na pesquisa ou na pesquisa para a intervenção, adequados ao objecto.
    • Saber criar e utilizar as técnicas de recolha de dados, quantitativos e qualitativos.

     

    Competências: aprender a:

    • Desenvolver um projecto de pesquisa adequado ao objecto de investigação
    • Decidir sobre as metodologias adequadas ao objecto de pesquisa
    • Criar, recriar ou seleccionar os instrumentos/técnicas de recolha de dados
    • Saber como aplicar os instrumentos no terreno
    • Saber como tratar adequadamente os dados
    • Aprender a analisar e estabelecer correlações entre os dados
    • Aprender a introduzir os resultados no trabalho final dando significados coerentes
    • Elaborar o projecto de dissertação
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Toda a Unidade Curricular se destina a dar preparação para a dissertação que os estudantes deverão estar a começar durante o decurso do semestre. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bardin, L. (2000). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

    Berg Bruce L. Lune H.(2012). Qualitative research methods for the social sciences. Upper Saddle: River Pearson.

    Coutinho, C. (2011). Metodologia da Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Almedina.

    Emmel. N, (2013). A Sampling and choosing cases in qualitative research realist approach. Thousand Oaks : Sage.

    Kvale. S. (2012). Interviews ¿ An introduction to Qualitative Research Interviewing. Londres: Sage.

    Moreira, C. (2007). Teorias e Práticas de Investigação. Lisboa: ISCSP.

    Reis, F. (2011). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado Segundo Bolonha. Lisboa: Pactor.

    Trainor, Audrey A. and Graue, Elizabeth (eds.) (2013). Reviewing qualitative research in the social sciences. New York : Routledge.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios