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Mestrado Educação Comparada e Internacional

Lisboa
A Educação Comparada e Internacional (ECI) é um campo das Ciências da Educação, que está presente nas melhores universidades, sendo uma área de estudo com maior tradição em países anglo-saxónicos. Esta nova oferta formativa da Universidade Lusófona de Huma... Ler mais

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GrauMestrado Semestres4 Créditos120 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    A Educação Comparada e Internacional (ECI) é um campo das Ciências da Educação, que está presente nas melhores universidades, sendo uma área de estudo com maior tradição em países anglo-saxónicos. Esta nova oferta formativa da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias vem ocupar um lugar vazio pela ausência de formação especializada no campo da ECI em Portugal e nos países de língua portuguesa e conta com um corpo docente fortemente motivado (e qualificado) nas problemáticas da ECI, que contribuirá para uma formação relevante de um novo perfil de profissionais da educação. Assim sendo, este mestrado visa promover a compreensão dos fatores que contribuem para o desenvolvimento e trajetórias dos sistemas educacionais em diferentes partes do mundo, a nível aprofundado, e promove nos alunos as competências de pesquisa necessárias para entender, comparar e avaliar criticamente as políticas e práticas educativas que caracterizam os processos educativos.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se à frequência deste Curso de Mestrado: a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente do CUL como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos. Critérios de seriação: - 50% nota da habilitação anterior - 50% apreciação curricular Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior: - 75% apreciação curricular - 25% Motivação e Justificação
  • Competências

    Competências

    Os estudantes desenvolverão a capacidade de entender e se envolver criticamente com: - os fundamentos teóricos, históricos e filosóficos da Educação Comparada e Internacional; - o trabalho empírico e teórico sobre educação empreendido em campos das ciências sociais; - a influência da história e da visão de mundo na construção dos sistemas nacionais de educação e nas políticas educacionais; - as influências, princípios e práticas de várias agências governamentais e não-governamentais ligadas ao planeamento educacional e aos diferentes aspetos da educação e formação; - o contacto com perspectivas e práticas culturais que informam local e global mente a educação; - o uso de abordagens metodológicas para o estudo comparativo e internacional da educação; - um amplo conjunto de questões relativas a estratégias de pesquisa em educação
  • Objetivos

    Objetivos

    Este mestrado visa promover a compreensão dos fatores que contribuem para o desenvolvimento e trajetórias dos sistemas educacionais em diferentes partes do mundo, a nível aprofundado, e promove nos alunos as competências de pesquisa necessárias para entender, comparar e avaliar criticamente as políticas e práticas educativas que caracterizam os processos educativos.
  • Docentes convidados

    Docentes convidados

    Adriana Sales, Universidade de Brasília André Robert, Université Lumière Lyon 2 Arlinda Cabral, Secretariado Executivo da CPLP Carlos Alberto Torres, University of California, Los Angeles Célio da Cunha, Universidade Católica de Brasília David Rodrigues, Presidente da Pró-Inclusão, Conselheiro Nacional de Educação Emílio Lucio-Villegas, Universidad de Sevilla José Béltran Llavrador, Universidad Valencia
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Este mestrado promove o desenvolvimento de competências de empregabilidade, apelativas tanto no setor público como no setor privado, em Portugal ou no estrangeiro. Nesse sentido, os Mestres em Educação Comparada e Internacional poderão vir a desempenhar funções em setores do Estado ligados à educação, em organizações governamentais e não governamentais, em empresas de consultadoria em educação e em centros de investigação.
  • Investigação

    Investigação

    APOIO CIENTÍFICO Os estudantes do Mestrado participam nas atividades do Centro de Estudos de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (www.ceied.ulusofona.pt), um centro acreditado e financiado no âmbito da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O programa beneficia de protocolos existentes com diferentes universidades do Brasil, de Espanha, dos EUA, do Chile, da Argentina, de França ou do Reino Unido.
  • Observações

    Observações

    Disciplinas de opção: - A Educação em África: da colonização às perspectivas pós-coloniais - Perspectivas e reformas nos sistemas educativos ibero-americanos - Da consolidação do modelo escolar à escola do futuro: perspectivas e experiências internacionais - Educação e formação de adultos: perspectivas comparadas - Educação Superior Comparada. Modelos e perspetivas

Centro Universitário

Lisboa | F. Ciências Sociais, Educação e Adm.
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Secretariado

Anabela Martins

  • Extensão Telefónica
    637
  • Local de atendimento
    Sala C.0.14
  • Horário de atendimento
    2ªf a 6ªf - 10h00 às 13h e das 14h30 às 18h

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Estado de acreditação
Acreditado - Deliberação
Registo: R/A-Cr 21/2019

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS.
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