filmeu

Disciplina Bioética e Legislação em Reprodução Humana

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC serão discutidas as implicações éticas das técnicas de reprodução assistida, bem como a utilização de gametas e embriões doados. Será ainda apresenta e discutida a lei que regulamenta os processo de respodução assistida em Portugal, bem como a sua comparação com outros países da União Europeia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Componente Teórica:

    1. Importância da reprodução assistida em famílias inférteis
    2. Doação de gametas e embriões: bioética e legislação
    3. Crianças nascidas por reprodução assistida
    4. Lei geral da PMA em Portugal (32/2006) 3 alterações a esta Lei
    5. Embriões criopreservados

     

  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno deverá no final desta Unidade Curricular (UC) estar consciente das implicações que poderão advir da utilização das técnicas de fertilização in vitro para o casal e/ou para as crianças nascidas. Bem como da utilização destas técnicas com recurso a gametas de dador e as suas implicações familiares.

    Espera-se que os alunos no final desta UC compreendam e saibam aplicar a legislação em vigor. Como por exemplo qual idade limite e a quem se destinam as técnicas de Reprodução Assistida. Ou, qual o destino a dar aos embriões criopreservados?

    Espera-se ainda que o aluno consiga fazer uma comparação entre  a Lei Portuguesa e as de outros países.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas desta UC decorrerão à distância e/ou presencialmente, sempre que possivel, com apoio audiovisual para melhor ilustrar o que está a ser falado. A componennte teórico-prática o aluno terá a oportunidade de discutir ideias e/ou casos de estudo no contexto bioético e o seu enquadramento legal.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios