-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular irá permitir aos alunos aplicar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos em UC anteriores e relaciona-los com a criopreservação de gametas e embriões.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6552-24024
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Componente Teórica: Conceitos de criobiologia aplicados aos protocolos de: Criopreservação de espermatozoides Criopreservação de embriões Criopreservação de oócitos Componente Prática: Aquisição de competencias práticas para criopreservar e descongelar gâmetas e embriões.
-
Objetivos
Objetivos
O aluno deverá no final desta Unidade Curricular (UC) compreender os conceitos de criobiologia, nomeadamente o racional para a utilização crioprotetores permeantes e não permeantes e aplicar os conhecimentos adquiridos na compreensão dos protocolos de criopreservação, sendo igualmente capaz de compreender a importância do sucesso de um programa de criopreservação na dinâmica do laboraório de reprodução assistida. A nível prático, o aluno deverá empregar as técnicas de manipulação de gâmetas e embriões, adquiridas ao longo das outras unidades curriculares, à criopreservação de gâmetas e embriões.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O 2º ciclo em Embriologia e Reprodução Humana tem componente teórica, lecionada por módulos com convidados especialistas em cada um dos módulos, entre os quais médicos, embriologistas, diretores de centros de reprodução assistida nacionais e internacionais e/ou representantes de sociedades portuguesas e europeias. A cada docente é pedida uma seleção de artigos científicos e/ou casos clínicos relativos ao módulo que lecionam para que os alunos preparem apresentações e discussões sobre os mesmos, na avaliação final do módulo. Os alunos são assim familiarizados com as práticas de discussão e interpretação de artigos científicos e/ou casos clínicos, como se estivessem em ambiente clínico. A componente prática é lecionada no laboratório de Embriologia desta Universidade. O aluno pratica e familiariza-se com as todas as técnicas de fertilização in vitro (utilizando modelos animais), em ambiente idêntico ao de laboratórios de embriologia clínica humana.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cryopreservation of Mammalian Gametes and Embryos (2017) Editors ZN Peter, CV Alex and A Agarwal. Humana Press, New York, NY. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4939-6828-2 Atlas of human embryology: from oocytes to preimplantation embryos.(2012)MC Magli; GM Jones; K Lundin; E Van den Abbeel and the Special Interest Group on Embryology – ESHRE. Human Reproduction 27, sup 1 – Oxford Press DOI 10.1093/humrep/des200 últimas publicações sobre os vários temas na PUBMED
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não