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Apresentação
Apresentação
A presente Unidade Curricular (UC) apresenta um conjunto de temas fundamentais no campo da Gestão, concretamente no domínio do Marketing e da Estratégia Empresarial. Trata-se de duas áreas que têm vindo a adquirir maior importância para as empresas num contexto que é cada vez mais global e competitivo e no qual procuram diferenciar-se pela positiva.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6606-17252
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
a. Gestão Estratégica:
1. O pensamento estratégico e o planeamento estratégico;
2. Análise do meio envolvente externo;
3. Análise do meio envolvente interno;
4. Adequação estratégica, intento estratégico e análise SWOT dinâmica;
5. Visão, Missão e objetivos da empresa;
6. As estratégias de negócio e as estratégias corporativas.
b. Marketing:
1. A importância do marketing;
2. Contextualização histórica do marketing;
3. Os grandes eixos do marketing e conceitos essenciais do marketing;
4. As atividades do marketing;
5. O marketing digital;
6. Conhecer o cliente;
7. Conhecer o mercado.
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo fundamental dotar os alunos do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial de conhecimentos que lhes permitam compreender conceitos de Estratégia e de Marketing. Pretende-se que os alunos adquiram competências para resolver problemas específicos da vida empresarial, bem como adquirir capacidades para aplicação, em contexto real, de ferramentas de estratégia e de marketing em empresas verdadeiras.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia de ensino:
Aulas teórico-práticas direcionadas para a construção de um trabalho e aulas de caráter mais teórico para a realização de um teste.
Metodologia de avaliação:
Regime de avaliação contínua = Trabalhos + teste + participação e assiduidade.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Freire, A. (1997). Estratégia – Sucesso em Portugal. Lisboa: Verbo.
Freire, A. (2020). Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Lisboa: Bertrand.
Ferraz, R. (2022). Slides de apoio às aulas de Gestão Estratégica e Marketing. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não