Disciplina Gestão Estratégica e Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente Unidade Curricular (UC) apresenta um conjunto de temas fundamentais no campo da Gestão, concretamente no domínio do Marketing e da Estratégia Empresarial. Trata-se de duas áreas que têm vindo a adquirir maior importância para as empresas num contexto que é cada vez mais global e competitivo e no qual procuram diferenciar-se pela positiva.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    a. Gestão Estratégica:

    1. O pensamento estratégico e o planeamento estratégico;

    2. Análise do meio envolvente externo;

    3. Análise do meio envolvente interno;

    4. Adequação estratégica, intento estratégico e análise SWOT dinâmica;

    5. Visão, Missão e objetivos da empresa; 

    6. As estratégias de negócio e as estratégias corporativas.

     

    b. Marketing:

    1. A importância do marketing;

    2. Contextualização histórica do marketing;

    3. Os grandes eixos do marketing e conceitos essenciais do marketing;

    4. As atividades do marketing;

    5. O marketing digital;

    6. Conhecer o cliente;

    7. Conhecer o mercado.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como objetivo fundamental dotar os alunos do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial de conhecimentos que lhes permitam compreender conceitos de Estratégia e de Marketing. Pretende-se que os alunos adquiram competências para resolver problemas específicos da vida empresarial, bem como adquirir capacidades para aplicação, em contexto real, de ferramentas de estratégia e de marketing em empresas verdadeiras.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia de ensino:

    Aulas teórico-práticas direcionadas para a construção de um trabalho e aulas de caráter mais teórico para a realização de um teste.

    Metodologia de avaliação:                                                                                                                                       

    Regime de avaliação contínua = Trabalhos + teste + participação e assiduidade.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Freire, A. (1997). Estratégia – Sucesso em Portugal. Lisboa: Verbo.

    Freire, A. (2020). Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Lisboa: Bertrand.

    Ferraz, R. (2022). Slides de apoio às aulas de Gestão Estratégica e Marketing. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

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