filmeu

Disciplina Gestão Estratégica e Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente Unidade Curricular (UC) apresenta um conjunto de temas fundamentais no campo da Gestão, concretamente no domínio do Marketing e da Estratégia Empresarial. Trata-se de duas áreas que têm vindo a adquirir maior importância para as empresas num contexto que é cada vez mais global e competitivo e no qual procuram diferenciar-se pela positiva.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos

    a. Gestão Estratégica:

    1. O pensamento estratégico e o planeamento estratégico;

    2. Análise do meio envolvente externo;

    3. Análise do meio envolvente interno;

    4. Adequação estratégica, intento estratégico e análise SWOT dinâmica;

    5. Visão, Missão e objetivos da empresa; 

    6. As estratégias de negócio e as estratégias corporativas.

     

    b. Marketing:

    1. A importância do marketing;

    2. Contextualização histórica do marketing;

    3. Os grandes eixos do marketing e conceitos essenciais do marketing;

    4. As atividades do marketing;

    5. O marketing digital;

    6. O mercado.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como objetivo fundamental dotar os alunos do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial de conhecimentos que lhes permitam compreender conceitos de Estratégia e de Marketing. Pretende-se que os alunos adquiram competências para resolver problemas específicos da vida empresarial, bem como adquirir capacidades para aplicação, em contexto real, de ferramentas de estratégia e de marketing em empresas verdadeiras.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Realização de um trabalho prático (com orientação nas aulas) que resulta da aplicação de conceitos teóricos a uma empresa verdadeira escolhida pelos alunos (colocando os alunos em contacto com uma empresa real).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Freire, A. (1997). Estratégia – Sucesso em Portugal. Lisboa: Verbo.

    Freire, A. (2020). Estratégia – Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Lisboa: Bertrand.

    Ferraz, R. (2022). Slides de apoio às aulas de Gestão Estratégica e Marketing. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios