filmeu

Disciplina Economia, Gestão e Finanças para Engenharia

  • Apresentação

    Apresentação

    Destinando-se esta Unidade Curricular (UC) a licenciados, preferencialmente na área da engenharia, pretende-se que os alunos adquiram competências, práticas e fundamentais sobre Economia, Gestão e Finanças, o que lhes deverá permitir:

    - Comunicar, enquanto licenciados na área da engenharia, com economistas, gestores, contabilistas e restantes pessoal da área das financeira;

    - Adquirir uma visão crítica, construtiva e criativa em futuros projectos de investimento na sua área;

    - Compreender a realidade empresarial portuguesa;

    - Interpretar indicadores fundamentais na área financeira;

    - Conhecer os principais indicadores da macroecononomia;

    - Desenvolver capacidades de trabalho autónomo e de grupo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Gestão:

    1.1. Empresas, organizações, a realidade empresarial em Portugal, a importância e o papel do engenheiro; 2.2. Teorias das organizações; 2.3. Liderança, motivação e poder; 2.4. Dimensões do ambiente empresarial, estrutura industrial, internacionalização e sustentabilidade.

    2. Economia:

    2.1. A Economia, a curva da procura, a curva da oferta, o equilíbrio de mercado, microeconomia versus macroeconomia; 2.2. Ambiente económico, a Contabilidade Nacional e o crescimento económico; 2.3. Política económica e finanças públicas.

    3. Finanças:

    3.1. Análise e simulação de construção de demonstrações financeiras (balanço e demonstração dos resultados); 3.2. Conceitos de fundo de maneio, investimento, financiamento e mapa de cash flows; 3.3. Rácios económicos, financeiros e de liquidez das empresas; 3.4. Avaliação de projetos de investimento e do valor das empresas. 3.5. O VAL, a TIR e o Payback.

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como objetivo fundamental dotar os alunos do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial de conhecimentos essenciais acerca do sistema económico e do mundo empresarial permitindo a criação de um domínio comum entre os engenheiros, por um lado, e os economistas e gestores (não engenheiros) por outro. No final desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de compreender de forma mais aprofundada a economia portuguesa e internacional e o funcionamento das empresas nomeadamente sob o ponto de vista financeiro.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Conjugação entre testes e trabalho prático (com orientação nas aulas) e ainda a introdução de um seminário com um convidado externo. São ainda leccionados conteúdos relacionados com sustentabilidade (um tema cada vez mais relevante).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, F. (2016). Introdução à Gestão das Organizações. Lisboa: Escolar Editora.

    Mira Amaral, L. (2018). Gestão para Engenheiros. Lisboa: nomics.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios