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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa dotar os alunos com conhecimentos teóricos e práticos sobre as diversas vertentes que constituem a filosofia de gestão Lean e os modelos de Excelência Operacional. Abrange um conjunto mais amplo de tópicos do que aqueles que são tratados em Sistemas Integrados de Gestão, Engenharia de Métodos e Planeamento e Controlo da Produção, como sejam: gestão da cadeia de valor, resolução estruturada de problemas, melhoria contínua e kaizen, gestão visual, gestão total dos fluxos operacionais, entre outros. Os principais modelos de Excelência, como seja o modelo Europeu da EFQM e o Modelo Shingo são também abordados e desenvolvidos na disciplina.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6606-24226
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Introdução geral
- Excelência Operacional
- Sustentabilidade do negócio e dos resultados
- Modelo de Excelência da EFQM
- Modelo Shingo
- Princípios orientadores, sistemas, ferramentas, comportamentos e resultados
- Facilitadores culturais
- Melhoria continua
- Alinhamento da organização
- Ferramentas de auto-avaliação
- Matriz RADAR
- Shingo Assessment
- Gestão Lean
- Hoshin Kanri e Kaizen de Líderes
- Gestão da Cadeia de Valor e Kaizen de Projecto
- Resolução Estruturada de Problemas
- Gestão Diária das Operações e Kaizen Diário
- Organização de Equipas
- Organização de Espaços (5S)
- Gestão Visual
- Normalização
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Objetivos
Objetivos
É objectivo que os alunos aprendam:
- Os princípios fundamentais da Excelência organizacional e as dimensões que determinam a sustentabilidade do negócio nas vertentes económica, ambiental e social.
- A utilizar ferramentas de auto-avaliação com o propósito de identificar pontos fortes e áreas de melhoria da organização, que permitirão desenvolver planos de acção.
- A enquadrar os princípios orientadores e de suporte do Modelo Shingo no âmbito dos processos de transformação cultural nas organizações.
- A ter uma visão holística dos sistemas de gestão Lean, que abrange a vertente de planeamento e desdobramentos da estratégia, a gestão do ciclo de vida das iniciativas e projectos de melhoria, bem como ainda a gestão diária dos processos operacionais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino assenta numa abordagem teórico-prática, onde a exposição dos conceitos é complementada pela resolução de exercícios e de casos práticos, com a participação activa dos alunos. Para a avaliação contínua contarão os seguintes componentes:
- Trabalhos individuais realizados em aula – peso de 20%
- Trabalho de grupo e apresentação final – peso de 20%
- 1ª frequência – peso de 30%.
- 2ª frequência – peso de 30%
O aluno ficará aprovado e dispensado de exame se a nota obtida na média de ambas as frequências for de, pelo menos, 9,5 valores e se, simultaneamente, a média ponderada entre todos os elementos avaliativos for, no mínimo, de 11 valores.
Exame: O aluno estará aprovado se o resultado no exame for igual ou superior a 9,5 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Eaton, M. (2013). The Lean Practitioner’s Handbook, KoganPage, London, UK.
- Oakland, J.S. (2020). Total Quality Management and Operational Excellence: Text with Cases, 5th Edition, Routledge, London, UK.
- Plenert, G. (2021). Driving the Enterprise to Sustainable Excellence: A Shingo Process Overview, Routledge, Boca Raton, FL, USA.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
Pedro Alexandre Marques
2 horas/semana
C.1.9
João Antunes
2 horas/semana
C.1.9
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Mobilidade
Mobilidade
Não