filmeu

Disciplina Gestão Lean e Excelência Operacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa dotar os alunos com conhecimentos teóricos e práticos sobre as diversas vertentes que constituem a filosofia de gestão Lean e os modelos de Excelência Operacional. Abrange um conjunto mais amplo de tópicos do que aqueles que são tratados em Sistemas Integrados de Gestão, Engenharia de Métodos e Planeamento e Controlo da Produção, como sejam: gestão da cadeia de valor, resolução estruturada de problemas, melhoria contínua e kaizen, gestão visual, gestão total dos fluxos operacionais, entre outros. Os principais modelos de Excelência, como seja o modelo Europeu da EFQM e o Modelo Shingo são também abordados e desenvolvidos na disciplina.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução geral
    2. Excelência Organizacional
      • Sustentabilidade do negócio e dos resultados
      • Modelo de Excelência da EFQM
      • Modelo Shingo
        • Princípios orientadores, sistemas, ferramentas, comportamentos e resultados
        • Facilitadores culturais
        • Melhoria continua
        • Alinhamento da organização
      • Ferramentas de auto-avaliação
        • Matriz RADAR
        • Shingo Assessment
    3. Gestão Lean
      • Hoshin Kanri e Kaizen de Líderes
      • Gestão da Cadeia de Valor e Kaizen de Projecto
      • Resolução Estruturada de Problemas
      • Gestão Diária das Operações e Kaizen Diário
        • Organização de Equipas
        • Organização de Espaços (5S)
        • Gestão Visual
        • Normalização
  • Objetivos

    Objetivos

    É objectivo que os alunos aprendam:

    • Os princípios fundamentais da Excelência organizacional e as dimensões que determinam a sustentabilidade do negócio nas vertentes económica, ambiental e social.
    • A utilizar ferramentas de auto-avaliação com o propósito de identificar pontos fortes e áreas de melhoria da organização, que permitirão desenvolver planos de acção.
    • A enquadrar os princípios orientadores e de suporte do Modelo Shingo no âmbito dos processos de transformação cultural nas organizações.
    • A ter uma visão holística dos sistemas de gestão Lean, que abrange a vertente de planeamento e desdobramentos da estratégia, a gestão do ciclo de vida das iniciativas e projectos de melhoria, bem como ainda a gestão diária dos processos operacionais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Realização de seminários e/ou visitas de estudo em ambiente empresarial.

    Desenvolvimento de workshops com os alunos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Eaton, M. (2013). The Lean Practitioner?s Handbook, KoganPage, London, UK.
    • Oakland, J.S. (2020). Total Quality Management and Operational Excellence: Text with Cases, 5th Edition, Routledge, London, UK.
    • Plenert, G. (2021). Driving the Enterprise to Sustainable Excellence: A Shingo Process Overview, Routledge, Boca Raton, FL, USA

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios