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Disciplina Gestão Lean e Excelência Operacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa dotar os alunos com conhecimentos teóricos e práticos sobre as diversas vertentes que constituem a filosofia de gestão Lean e os modelos de Excelência Operacional. Abrange um conjunto mais amplo de tópicos do que aqueles que são tratados em Sistemas Integrados de Gestão, Engenharia de Métodos e Planeamento e Controlo da Produção, como sejam: gestão da cadeia de valor, resolução estruturada de problemas, melhoria contínua e kaizen, gestão visual, gestão total dos fluxos operacionais, entre outros. Os principais modelos de Excelência, como seja o modelo Europeu da EFQM e o Modelo Shingo são também abordados e desenvolvidos na disciplina.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução geral
    2. Excelência Organizacional
      • Sustentabilidade do negócio e dos resultados
      • Modelo de Excelência da EFQM
      • Modelo Shingo
        • Princípios orientadores, sistemas, ferramentas, comportamentos e resultados
        • Facilitadores culturais
        • Melhoria continua
        • Alinhamento da organização
      • Ferramentas de auto-avaliação
        • Matriz RADAR
        • Shingo Assessment
    3. Gestão Lean
      • Hoshin Kanri e Kaizen de Líderes
      • Gestão da Cadeia de Valor e Kaizen de Projecto
      • Resolução Estruturada de Problemas
      • Gestão Diária das Operações e Kaizen Diário
        • Organização de Equipas
        • Organização de Espaços (5S)
        • Gestão Visual
        • Normalização
  • Objetivos

    Objetivos

    É objectivo que os alunos aprendam:

    • Os princípios fundamentais da Excelência organizacional e as dimensões que determinam a sustentabilidade do negócio nas vertentes económica, ambiental e social.
    • A utilizar ferramentas de auto-avaliação com o propósito de identificar pontos fortes e áreas de melhoria da organização, que permitirão desenvolver planos de acção.
    • A enquadrar os princípios orientadores e de suporte do Modelo Shingo no âmbito dos processos de transformação cultural nas organizações.
    • A ter uma visão holística dos sistemas de gestão Lean, que abrange a vertente de planeamento e desdobramentos da estratégia, a gestão do ciclo de vida das iniciativas e projectos de melhoria, bem como ainda a gestão diária dos processos operacionais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Realização de seminários e/ou visitas de estudo em ambiente empresarial.

    Desenvolvimento de workshops com os alunos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Eaton, M. (2013). The Lean Practitioner?s Handbook, KoganPage, London, UK.
    • Oakland, J.S. (2020). Total Quality Management and Operational Excellence: Text with Cases, 5th Edition, Routledge, London, UK.
    • Plenert, G. (2021). Driving the Enterprise to Sustainable Excellence: A Shingo Process Overview, Routledge, Boca Raton, FL, USA

     

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