-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular desempenha um papel crucial na formação avançada dos estudantes, preparando-os para a realização das suas dissertações de mestrado / relatório de estágio / relatório de projeto cíentifico em empresa. Esta UC desenvolver abordagens para o processo de investigação, desde a identificação e definição de problemas até à formulação de metodologias de investigação apropriadas. Os estudantes são orientados nas etapas críticas de planeamento, execução e análise de pesquisa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6606-24232
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Ciência, conhecimento científico e senso comum
- Metodologias e técnicas de investigação científica
- Como planear uma investigação?
- Escrita científica
- Ética na investigação
- Etapas da investigação (escolha do tema, revisão da literatura e estado da arte, identificação de uma lacuna na literatura, especificação do problema de investigação, justificação, objetivos e hipóteses, conceção da metodologia, técnicas de recolha de dados, análise de dados, conclusão, redação final e apresentação do trabalho)
- Normas e boas práticas na elaboração da Dissertação (elementos pre-textuais, textuais e pos-textuais).
- Normas APA
-
Objetivos
Objetivos
- Dar a conhecer diferentes metodologias de investigação
- Desenvolver a capacidade para aplicar metodologias e técnicas de investigação
- Assegurar que os alunos adquirem competências para planear e estruturar a Dissertação
- Dar a conhecer as normas e boas práticas para a elaboração da Dissertação
- Desenvolver competências para a escrita científica
- Dar a conhecer a ética na investigação
- Dar a conhecer as normas APA e como aplicá-las
- Encorajar a produção científica
- Desenvolver competências para produzir trabalhos científicos
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas incluindo a exposição dos conteúdos programáticos e a execução de atividades individuais e em grupo onde os alunos são estimulados a pesquisar e analisar artigos científicos e a concluir as fases de revisão da literatura, de identificação do tema da Dissertação e de planeamento dos trabalhos da Dissertação (a desenvolver na UC de Elaboração da Dissertação).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Creswell, J.W., Creswell, J.D., (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches, Edição: Fifth. ed. SAGE Publications, Inc, Los Angeles.
- Dul, J., Hak, T.,(2008) Case study methodology in business research. London:Routledge.
- Flick, U. (2009). An Introduction to Qualitative Research. 2.ed. Thousand Oaks, CA: Sage publications.
- Hill, M. & Hill, A. (2008). Investigação por Questionário. 2.ed. Lisboa: Edições Sílabo.
- Kumar, R. (2018). Research Methodology ¿ a step-by-step guide for beginners . London: SAGE
- ULHT (2021). Normas para a Elaboração e Apresentação de Teses, Dissertações e outros Trabalhos Académicos. https://www.ulusofona.pt/media/normas_elaboracao_teses_dissertacoes.pdf
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não