filmeu

Disciplina Desenvolvimento de Produto e Inovação

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão abrangente dos processos e práticas envolvidos no desenvolvimento de produtos, desde a concepção inicial até o lançamento no mercado. O seu campo de ação abrange a exploração de diversas etapas envolvidas no processo de criação de um produto, incluindo pesquisa de mercado, identificação de oportunidades, concepção do produto, entre outros. A área de atuação da UC abrange indústrias que dependem do desenvolvimento de produtos, tais como setores da fabricação e empresas de tecnologia. Os domínios de intervenção incluem o planeamento e a gestão eficaz de projetos de desenvolvimento de produtos, a aplicação de metodologias ágeis e de design thinking para identificar as necessidades dos clientes e traduzi-las em produtos inovadores e viáveis.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Introdução geral

    CP2. Processos de design e desenvolvimento de produtos/serviços e processos

    CP3. Identificação de oportunidades

    CP4. Identificação das necessidades do cliente

    CP5. Especificações do produto

    CP6. Geração de conceitos de produto/serviço

    CP7. Seleção de conceitos

    CP8. Arquitetura do Produto

    CP9. Prototipagem e ramp-up

    CP10. Metodologias de design e desenvolvimento de produto: engenharia de sistemas, engenharia simultânea, e design for 6 sigma.

    CP11. Ferramentas de design e desenvolvimento de produto: VoC tools, QFD, ferramentas da criatividade, axiomatic design, TRIZ, design for assembly.

    CP12. Design de serviços

  • Objetivos

    Objetivos

    Integração de competências e conhecimentos multidisciplinares, com o objetivo de aprender a aplicação de um conjunto de estratégias e ferramentas para a criação de novos produtos/serviços. No final, espera-se que o aluno seja capaz de:

    OA1: Compreender a importância do desenvolvimento de produto/serviço para a competividade das organizações;
    OA2. Organizar e definir o processo de desenvolvimento de produto/serviço;
    OA3. Utilizar um conjunto de métodos e ferramentas para uma prática sistemática de criação de novos produtos/serviços;
     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC usa uma metodologia baseado no desenvolvimento de um projeto de criação de um novo produto/serviço, a partir de uma oportunidade de negócio identificada por uma equipa de estudantes, seguindo a metodologia ensinada.
     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Ulrich, Karl, and Steven Eppinger. Product Design and Development. 3rd ed. New York, NY: McGraw-Hill, 2003. ISBN: 9780072471465.
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios