filmeu

Disciplina Desenvolvimento de Produto e Inovação

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão abrangente dos processos e práticas envolvidos no desenvolvimento de produtos, desde a concepção inicial até o lançamento no mercado. O seu campo de ação abrange a exploração de diversas etapas envolvidas no processo de criação de um produto, incluindo pesquisa de mercado, identificação de oportunidades, concepção do produto, entre outros. A área de atuação da UC abrange indústrias que dependem do desenvolvimento de produtos, tais como setores da fabricação e empresas de tecnologia. Os domínios de intervenção incluem o planeamento e a gestão eficaz de projetos de desenvolvimento de produtos, a aplicação de metodologias ágeis e de design thinking para identificar as necessidades dos clientes e traduzi-las em produtos inovadores e viáveis.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Introdução geral

    CP2. Processos de design e desenvolvimento de produtos/serviços e processos

    CP3. Identificação de oportunidades

    CP4. Identificação das necessidades do cliente

    CP5. Especificações do produto

    CP6. Geração de conceitos de produto/serviço

    CP7. Seleção de conceitos

    CP8. Arquitetura do Produto

    CP9. Prototipagem e ramp-up

    CP10. Metodologias de design e desenvolvimento de produto: engenharia de sistemas, engenharia simultânea, e design for 6 sigma.

    CP11. Ferramentas de design e desenvolvimento de produto: VoC tools, QFD, ferramentas da criatividade, axiomatic design, TRIZ, design for assembly.

    CP12. Design de serviços

  • Objetivos

    Objetivos

    Integração de competências e conhecimentos multidisciplinares, com o objetivo de aprender a aplicação de um conjunto de estratégias e ferramentas para a criação de novos produtos/serviços. No final, espera-se que o aluno seja capaz de:

    OA1: Compreender a importância do desenvolvimento de produto/serviço para a competividade das organizações;
    OA2. Organizar e definir o processo de desenvolvimento de produto/serviço;
    OA3. Utilizar um conjunto de métodos e ferramentas para uma prática sistemática de criação de novos produtos/serviços;
     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC usa uma metodologia baseado no desenvolvimento de um projeto de criação de um novo produto/serviço, a partir de uma oportunidade de negócio identificada por uma equipa de estudantes, seguindo a metodologia ensinada.
     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Ulrich, Karl, and Steven Eppinger. Product Design and Development. 3rd ed. New York, NY: McGraw-Hill, 2003. ISBN: 9780072471465.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios