-
Apresentação
Apresentação
Com a UC Empreendedorismo Tecnológico abre-se uma alternativa à procura de uma ocupação remunerada por conta de outrem e à via académica, que o Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação pode proporcionar a quem o frequenta.
A terceira via pode consistir no lançamento de um projeto empresarial para o qual o candidato a empreendedor tem de se municiar com a absorção dos conceitos fundamentais de empreendedorismo e inovação de base tecnológica, bem como aprender a pilotar um modelo de negócio digital com os seus eixos fundamentais suportados numa estratégia de e-marketing e num plano financeiro.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT457-1-13265
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Plano de Negócios
. Conteúdo do Plano de Negócios
. Plano de Marketing e Conceitos de Marketing Clássico
. Plano Financeiro e Conceitos de Gestão Financeira
2. Empreendedorismo
. Conceitos
. Determinantes e Tipologia
. Empreendedorismo Digital
3. Modelo de Gestão Estratégica
. Análise Estratégica
. Formulação Estratégica
. Implementação da Estratégia
4. Economia Digital
. Transformação Digital
. Mercados online
. Oportunidades e Desafios do e-commerce
5. Modelo de Negócio
. Valor para o Cliente
. Valor para o Acionista
. Recursos e Processos
6. Marketing e-business
. Comportamento do Consumidor
. Conteúdos do site e Customização
. Desenvolvimento da Marca, Avaliação e Controlo
7. Financiamento Bancário
. Custo
. Colateral
. Oferta Bancária
-
Objetivos
Objetivos
1. Compreender os conceitos fundamentais de empreendedorismo e de inovação de base tecnológica, desde a conceção à materialização.
2. Perceber como se transformam os negócios num contexto de Economia Digital.
3. Entender o que é um modelo de negócio digital com os seus dois pilares, a estratégia de e-marketing e o estudo económico-financeiro de viabilidade.
4. Saber elaborar um plano de negócio digital e dominar os aspetos relativos à sua implementação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A disciplina utiliza diversas metodologias inovadoras como business canvas, construção de um MVP usando ferramentas lowcode tipo FlutterFlow (sempre que possível e apropriado) e apresentação usando a receita do Pitch (gancho, núcleo e fecho).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adolpho, Conrado, 2016 - Os 8 Ps do Marketing Digital, Texto Editora
Duarte, Carlos e José Paulo Esperança, 2014 - Empreendedorismo e Planeamento Financeiro 2ª Edição, Edições Sílabo
Isaías, Pedro, Ivo Sousa, Luísa Carvalho e Bráulio Alturas, 2017 - E-Business e Economia Digital, Edições Sílabo
Kotler, Philip, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, 2017 - Marketing 4.0 - Mudança do Tradicional para o Digital, Conjuntura Actual Editora, Lisboa
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não