-
Apresentação
Apresentação
Disciplina de gestão de uma organização informática, focando numa perspetiva prática os aspetos mais importantes da gestão de equipas e organizações informáticas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT457-1-8341
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução - Âmbito da Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação 2. Caracterização das Tecnologias e Sistemas de Informação Empresariais - Estrutura organizativa de uma organização informática - Aplicações e tecnologias - Infraestruturas 3. Gestão Operacional - Organização e responsabilidades das equipas - Gestão financeira de projectos, portfólios e equipas - KPIs de gestão operacional - Produtividade e function points - Gestão Lean de equipas 4. Gestão Transversal - Gestão da Procura e da Relação - Gestão do Portfólio - Arquitectura - Risco - Gestão de compras e fornecedores - Processos e Qualidade - Recursos humanos 5. Gestão Global - Plano estratégico - Orçamento anual e controlo orçamental - KPIs e alinhamento organizacional
-
Objetivos
Objetivos
Aprendizagem das matérias e das práticas relevantes na gestão de uma organização informática. Os alunos devem ficar capacitados a entender as responsabilidades, desafios, práticas e competências de uma organização informática, desde as equipas, à gestão intermédia e até ao Director de Informática. Este conhecimento permite aos alunos uma compreensão global da organização informática onde trabalham ou podem vir a trabalhar, ou das empresas suas clientes, melhorando a sua capacidade de integração no mercado de trabalho e de progressão na carreira informática
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Semanalmente os alunos são confrontados com problemas que têm que investigar e apresentar um trabalho que é discutido na aula seguinte.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Lane, Dean. The Chief Information Officer's Body of Knowledge. People, Processes and Technology. John Wiley & Sons, Inc. 2011. Desmet, Driek; Löffler, Markus; Weinberg, Allen. Modernizing IT for a digital era. Mckinsey & Company, September 2016. Symons, Craig. How IT Must Shape And Manage Demand. Forrester. June 2006. Staats, Bradley; Upton, David. Lean Knowledge Work. Harvard Business Review. October 2011.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não