filmeu

Disciplina Empreendedorismo Tecnológico

  • Apresentação

    Apresentação

    Com a UC Empreendedorismo Tecnológico abre-se uma alternativa à procura de uma ocupação remunerada por conta de outrem e à via académica, que o Mestrado em Engenharia Informática e Sistemas de Informação pode proporcionar a quem o frequenta.

    A terceira via pode consistir no lançamento de um projeto empresarial para o qual o candidato a empreendedor tem de se municiar com a absorção dos conceitos fundamentais de empreendedorismo e inovação de base tecnológica, bem como aprender a pilotar um modelo de negócio digital com os seus eixos fundamentais suportados numa estratégia de e-marketing e num plano financeiro.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Plano de Negócios

    . Conteúdo do Plano de Negócios

    . Plano de Marketing e Conceitos de Marketing Clássico

    . Plano Financeiro e Conceitos de Gestão Financeira

     

    2. Empreendedorismo

    . Conceitos

    . Determinantes e Tipologia

    . Empreendedorismo Digital

     

    3. Modelo de Gestão Estratégica

    . Análise Estratégica

    . Formulação Estratégica

    . Implementação da Estratégia

     

    4. Economia Digital

    . Transformação Digital

    . Mercados online

    . Oportunidades e Desafios do e-commerce

     

    5. Modelo de Negócio

    . Valor para o Cliente

    . Valor para o Acionista

    . Recursos e Processos

     

    6. Marketing e-business

    . Comportamento do Consumidor

    . Conteúdos do site e Customização

    . Desenvolvimento da Marca, Avaliação e Controlo

     

    7. Financiamento Bancário

    . Custo

    . Colateral

    . Oferta Bancária

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Compreender os conceitos fundamentais de empreendedorismo e de inovação de base tecnológica, desde a conceção à materialização.

    2. Perceber como se transformam os negócios num contexto de Economia Digital.

    3. Entender o que é um modelo de negócio digital com os seus dois pilares, a estratégia de e-marketing e o estudo económico-financeiro de viabilidade.

    4. Saber elaborar um plano de negócio digital e dominar os aspetos relativos à sua implementação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina utiliza diversas metodologias inovadoras como business canvas, construção de um MVP usando ferramentas lowcode tipo FlutterFlow (sempre que possível e apropriado) e apresentação usando a receita do Pitch (gancho, núcleo e fecho).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adolpho, Conrado, 2016 - Os 8 Ps do Marketing Digital, Texto Editora

    Duarte, Carlos e José Paulo Esperança, 2014 - Empreendedorismo e Planeamento Financeiro 2ª Edição, Edições Sílabo

    Isaías, Pedro, Ivo Sousa, Luísa Carvalho e Bráulio Alturas, 2017 - E-Business e Economia Digital, Edições Sílabo

    Kotler, Philip, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, 2017 - Marketing 4.0 - Mudança do Tradicional para o Digital, Conjuntura Actual Editora, Lisboa

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios