filmeu

Disciplina Seminário de Orientação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende ser uma introdução à investigação e cultura científicas na área de informática e ciências da computação.

    Os alunos observam a aplicação de conceitos elementares do processo de investigação científica, sendo também encorajados a utilizá-los em situações práticas. Pretende-se que estes conhecimentos, teóricos e práticos, sejam aplicados nas restantes unidades curriculares do mestrado, em particular na elaboração da proposta de dissertação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Processo de investigação científica
    2. Escrita científica e estratégias de publicação
    3. Análise crítica e discussão de artigos científicos 
    4. Pesquisa bibliográfica
    5. Realização de comunicações orais
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos pedagógicos desta UC são:

    - adquirir a capacidade de ler e analisar criticamente uma publicação científica, identificando as suas principais contribuições de forma a que as possam sintetizar numa comunicação oral e/ou escrita estruturada.

    - ter uma visão clara do processo de investigação científica, em particular do momento de pesquisa bibliográfica, devendo estar capacitados para executar este último de forma autónoma.

    - ter a capacidade de estruturar o estado da arte numa dada área científica, identificando gaps que levem a perguntas de investigação.

    - ter uma noção do processo de escrita e publicação científica e identificar uma estratégia de publicação

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Embora nesta UC existam algumas aulas tradicionais, na maioria das sessões o docente tomará um papel menos activo - em particular, em sessões de journal club ou nas discussões após os seminários o docente tomará preferencialmente um papel de moderador na discussão, encorajando a participação dos alunos mas não impondo a sua visão.

    A própria avaliação consistirá, em boa parte, de apresentações dos alunos.

    Verifica-se que modelos similares, incluindo momentos de "flipped classroom", aumentam a participação dos alunos e a retenção de conhecimentos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Booth Wayne, Colomb Gregory, Williams Joseph, Bizup Joseph, FitzGerald William - The Craft of Research. 4th edition. University of Chicago Press 2016. ISBN-13: 978-0226239736
    • Strunk William, White Elwyn - The Elements of Style, 4th Edition, Pearson. 2019. ISBN: 978-0205309023

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios