-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende ser uma introdução à investigação e cultura científicas na área de informática e ciências da computação.
Os alunos observam a aplicação de conceitos elementares do processo de investigação científica, sendo também encorajados a utilizá-los em situações práticas. Pretende-se que estes conhecimentos, teóricos e práticos, sejam aplicados nas restantes unidades curriculares do mestrado, em particular na elaboração da proposta de dissertação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT457-15412
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Processo de investigação científica
- Escrita científica e estratégias de publicação
- Análise crítica e discussão de artigos científicos
- Pesquisa bibliográfica
- Realização de comunicações orais
-
Objetivos
Objetivos
Os objectivos pedagógicos desta UC são:
- adquirir a capacidade de ler e analisar criticamente uma publicação científica, identificando as suas principais contribuições de forma a que as possam sintetizar numa comunicação oral e/ou escrita estruturada.
- ter uma visão clara do processo de investigação científica, em particular do momento de pesquisa bibliográfica, devendo estar capacitados para executar este último de forma autónoma.
- ter a capacidade de estruturar o estado da arte numa dada área científica, identificando gaps que levem a perguntas de investigação.
- ter uma noção do processo de escrita e publicação científica e identificar uma estratégia de publicação
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Embora nesta UC existam algumas aulas tradicionais, na maioria das sessões o docente tomará um papel menos activo - em particular, em sessões de journal club ou nas discussões após os seminários o docente tomará preferencialmente um papel de moderador na discussão, encorajando a participação dos alunos mas não impondo a sua visão.
A própria avaliação consistirá, em boa parte, de apresentações dos alunos.
Verifica-se que modelos similares, incluindo momentos de "flipped classroom", aumentam a participação dos alunos e a retenção de conhecimentos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Booth Wayne, Colomb Gregory, Williams Joseph, Bizup Joseph, FitzGerald William - The Craft of Research. 4th edition. University of Chicago Press 2016. ISBN-13: 978-0226239736
- Strunk William, White Elwyn - The Elements of Style, 4th Edition, Pearson. 2019. ISBN: 978-0205309023
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não