-
Apresentação
Apresentação
Introdução dos principais conceitos e linguagens para modelar um processo de negócio. Assim como as principais técnicas para analisar um processo de negócio e as heurísticas para o redesenhar.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT457-26110
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Esta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs): CP1 [Enquadramento e Motivação] Perspetiva geral da modelação de processes de negócio e dos seus benefícios CP2 [BPMN] Introduzir e explicar a principal notação para modelar processos de negócio CP3 [Contexto dos Processos] Perceber como o contexto de cada processo de negócio pode afetar a sua análise CP4 [Técnicas de Análise] Introduzir as principais técnicas para analisar um processo de negócio CP5 [Gerir o Redesenho dos Processos] Clarificação das principais preocupações a ter em consideração durante o redesenho de processos. CP6 [Heurísticas de redesenho] Introduzir as principais heurísticas para redesenhar processos de negócio.
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Obter uma visão geral/introdutória da importância da gestão dos processos de negócio OA2. Adquirir espírito crítico quanto ao alinhamento dos processos com a estratégia de negócio OA3. Adquirir conhecimentos de BPMN de forma a modelar processos de negócio OA4. Perceber as principais técnicas para analisar processos de negócio OA5. Entender as dimensões e heurísticas para redesenhar processos de negócio
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de Ensino-aprendizagem desta UC é ativa, onde o aluno é o centro e o maior responsável pelo processo de aprendizagem, isto é, há um claro incentivo ao desenvolvimento da capacidade de absorção de conteúdos de maneira autónoma e participativa, através de análises de casos, promoção de conteúdos digitais e discussão crítica dos mesmos, sustentando conteúdos teóricos ministrados. Adicionalmente, os alunos são desafiados a realizar projetos individuais e de grupo, com vista a serem apresentados e assim solidificar os conhecimentos adquiridos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Slides da UC, disponibilizados pelo docente, disponíveis na plataforma e-learning Moodle - Business Process Management: Concepts, Languages, Architectures; Weske, M., 2012 - Fundamentals of Business Process Management; Dumas, M., La Rosa, M., Mendling, J., Reijers, H., 2018
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não