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Disciplina Investigação-Ação em Educação Física

  • Apresentação

    Apresentação

    A Investigação-Acção procura instrumentar os alunos com os recursos necessários para a realização de uma prática reflexiva, baseando-se na evidência científica.

    A elaboração de um plano de investigação-acção, decorrente dos problemas sentidos durante o seu estágio, proporciona um campo de teste e de desenvolvimento das competências científicas que permitirão ao aluno uma actualização constante da sua prática.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A prática baseada na evidência

    1.1. A pesquisa no contexto educacional

    1.2. Os princípios da investigação-acção

    1.2.1. Modelos de aplicação da investigação-acção

    1.3. Ferramentas para a investigação-acção

    1.3.1. O conceito de prática reflexiva como desencadeador de temas a investigar-agir

    1.3.2. Técnicas de pesquisa e revisão de literatura

    1.3.3. O método científico como fundamento do plano de acção e recolha de dados

    1.3.4. Métodos de análise de dados quantitativos e qualitativos

    1.3.5. Técnicas de escrita científica e as normas de referênciação bibliográfica

     

    2. O passo-a-passo de uma investigação-acção

     

    3. Os princípios éticos da investigação-acção

    3.1. Na definição do problema a investigar

    3.2. Na definição do plano de investigação-acção

    3.3. Na redacção dos textos

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhece, planeia e executa a investigação-acção no contexto da educação física escolar.

     

    1. Os princípios da investigação-acção

    1.1. Conhece, planeia e executa o ciclo dos processos da investigação-acção

    1.1.1. Identifica, através da prática reflexiva, problemas de ensino

    1.1.2. Pesquisa e revê a literatura para a recolha de informação sobre o problema

    1.1.3. Planifica e define o método de recolha de informação e de uma intervenção sustentada na evidência

    1.1.4. Analisa os dados recolhidos e elabora relatórios sobre os resultados obtidos

    1.1.5. Reflecte sobre os resultados obtidos e como os integrar na prática futura

     

    2. Desenvolve uma aplicação da investigação-acção em contextos reais

     

    3. Conhece os princípios éticos da investigação-acção

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta Unidade Curricular esta¿ interligada com a de estágio, no sentido em que os alunos desenvolvem um pre¿-projecto que procura dar resposta a um problema sentido no seu estágio. Adicionalmente, os alunos te¿m a possibilidade de apresentar e submeter, por duas vezes, as suas propostas, para serem avaliadas formativamente pelos professores. Assim, cria-se uma dina¿mica no processo ensino aprendizagem em que o erro e¿ visto como uma oportunidade de melhoria.

    Por u¿ltimo, as propostas de trabalho procuram estar interligadas nas linhas de investigac¿a¿o do CIDEFES, levando a uma integrac¿a¿o mais profunda entre os trabalhos que sa¿o desenvolvidos no mestrado e a investigac¿a¿o da FEFD.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APA (2009). Publication Manual of the American Psychological Association. APA: Washington- DC

    Hendricks, C. (2009) Improving Schools Through Action Research: A Comprehensive Guide for Educators. Boston: Ally & Bacon

    Thomas, J. R., & Nelson, J. K. (2002). Métodos de Pesquisa em Atividade Física (3a Edição). São Paulo: Artmed, Editora.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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