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Disciplina Análise Sócio-Histórica da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular pretende introduzir o aluno na problemática do conhecimento histórico e social da educação.  O conhecimento  científico tem uma temporalidade, com as suas continuidades e descontinuidades, o que nos obriga a relacionar o presente com o passado e o futuro. Neste sentido, pretende-se despertar o aluno para a necessidade de aprendermos com o que já fizémos para melhor construirmos o que temos a fazer. Com isto, pretende-se promover o pensamento crítico, e desenvolver uma atitude de ponderação e de abertura ao diálogo, evitando o perigo dos dogmatismo. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 - Teoria da História

    1.1 - A particularidade da história da educação como ciência social 

    2- História das instituições educativas

    2.1. Olhar historiográfico sobre os espaços sociais destinados à educação

    3  O aluno

    3.1 A passagem da criança a aluno. As culturas juvenis.

    4 A profissão professor

    4.1 O passado e  o presente dos professores. O ser professor ao longo da idade. A relação do professor consigo, com o trabalho e com os outos.

    5 A história do currículo

    5.1  O conhecimento como um saber historicamente formado . As regulações sociais e aprendizagem de uma relação com o mundo.

    6  Direcção de turma (liderança grupo-turma)

    6.1 O desafio histórico à cooperação no trabalho educativo. 

    7 ¿ O processo de profissionalização docente

    7.1  Os diferentes modelos de formação ao longo da sua história.

    8  O grupos disciplinares

    8.1  Afirmação e desenvolvimento profissional

    9 O Desporto Escolar

    9.1  Os diferentes modelos de formação. Os valores e os comportamentos transmitidos.

  • Objetivos

    Objetivos

    - Interpretar criticamente o passado, distinguindo as tendências de longo, médio e curto prazo

    - Reflectir sobre os pontos críticos da educaçãoo

    - Conhecer as principais fontes para o trabalho de investigação sócio-histórica, técnicas e conceitos
    - Utilizar as metodologias, técnicas e conceitos da investigação em sócio-história da Educação

    - Discutir o processo educativo à luz de uma perpspectiva sócio-histórica

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O processo ensino-aprendizagem terá como suporte as plataformas e os meios audiovisuais considerados apropriados para a apresentação e discussão dos conteúdos que vão sendo administrados. Ao longo do semestre, os alunos serão incentivados e apoiados para acompanharem e trabalharem de forma autónoma, dentro e fora do espaço escolar. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brás, J.V. Gonçalves, M.N. & Hernandez Dias, J. M. (2014). From Organic to Functional and Symbolic: Body Building in Civility Course Books in Portugal (1856-1919)  American Journal of Educational Research. 3(III), 391-395. Available at:http://www.aijssnet.com/index.php/archive.html

    Brás, J. (2008). A higiene e o governo das almas: o despertar de uma nova relação, Revista Lusófona de Educação, 12, 113-138. 

    Brás José & Gonçalves, M. N. (2008). Os saberes e poderes da Reforma de 1905, Revista Lusófona de Educação, 13, 101-121. 

    Brás, J.V. & Gonçalves, M.N (org,) (2011). O imperativo Republicano em Debate. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

    Carvalho, R. (1986). História do ensino em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

    Fernandes, R. (1992). O pensamento pedagógico em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura de Língua Portuguesa.

    Nóvoa, A. (1991). Profissão professor. Porto: Porto Editora.

    Nóvoa, A. (1992). Vidas de professores. Porto: Porto Editora

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