filmeu

Disciplina Psicologia Educacional

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de psicologia educacional pretende contribuir para o desenvolvimento de competências que integrem os fatores psicológicos na atuação dos futuros professores, necessárias à função de educadores de crianças e jovens através da disciplina de educação física. Partindo da problemática dum enquadramento baseado no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória LifeComp – Quadro Europeu e nos fundamentos da OCDE para a educação até 2030, serão utilizados os modelos teóricos da aprendizagem mais clássicos e as novas abordagens da aprendizagem e aquisição motora, para adequar a aplicação destas teorias e abordagens através de metodologias de ensino e pedagogias inovadoras, às diferentes situações de ensino-aprendizagem. No final do processo de formação, os estudantes serão estimulados a explorar os diferentes elementos da gestão da sala de aula à luz do que foram adquirindo ao longo do processo de formação da UC.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos, objeto de estudo e evolução da psicologia educacional;
    2. Futuro da educação: perfil do aluno à saída do ensino obrigatório e perspetivas internacionais para o desenvolvimento da educação, do aluno e do profissional do futuro. .
    3. Perspetivas ecológicas e teoria dos sistemas dinâmicos
    4. Mente, cérebro e educação e desenho universal para a aprendizagem
    5. Pedagogias inovadoras: Aprendizagem baseada na resolução de problemas;.Aprendizagem baseada em projetos;.Aprendizagem cooperativa; Aprendizagem experiencial; Aula invertida; Gamificação e jogos sérios.
    6. Gestão didática dos elementos da aula: físicos, espaciais e pessoais.
  • Objetivos

    Objetivos

    • Conhecer a problemática atual e futura da educação, através das aprendizagens essenciais da Educação Física e do perfil do aluno à saída do ensino obrigatório.
    • Conhecer os as orientações das principais instituições internacionais (p.e. OCDE, UNESCO, Comissão Europeia), que são uma base para o desenvolvimento de agência estudantil e competências transformadoras.
    • Conhecer e aplicar os modelos teóricos clássicos da psicologia educacional e as novas abordagens da aprendizagem e aquisição motora nas diferentes situações de ensino-aprendizagem.
    • Conhecer e aplicar pedagogias inovadoras nos diferentes elementos de gestão do espaço de aula.
    • Apresentar e defender uma proposta de guião de aula de Educação Física, que integre a problemática da educação, sustente a atuação por uma teoria ou abordagem e aplique uma pedagogia inovadora na gestão dos elementos essenciais da aula de EF.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Pretende-se que a formação tenha um cariz teórico-prático, articulando entre sessões com base na teoria, outras na investigação e outras na prática. Assim, por cada aula teórica, existirá aproximadamente uma aula prática por parte dos estudantes, sendo exigido a investigação e a posterior aplicação dos conteúdos. Às sessões teóricas mais expositivas, seguem-se sessões onde os estudantes são desafiados através de diferentes metodologias, que vão desde: apresentação de sínteses críticas; “gamificações” de questionamento e resposta; debates; simulação de aula interpares; simulação de conferências científicas com discussão e defesa de posters; e um teste escrito individual (≥ 9,5; se <9,5, recuperação na última semana).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Button, C., Seifert, L., Chow, J. Y., Araujo, D., & Davids, K. (2021). Dynamics of skill acquisition: An ecological dynamics approach. Human Kinetics.

    Paniagua, A., & Istance, D. (2018). Teachers as Designers of Learning Environments: The importance of Innovative Pedagogies. OECD. https//doi.org/10.1787/978264085374-en.

    Ostrowska, B., M., Polak, M., Zaród, M., Verswijvel, B., Garnier, G., Söylemez, B., & Özdemir, C. (2021). Diretrizes Inovadoras para os Espaços de Aprendizagem. Projeto NOVIGADO.

    Rodrigues, A. (2019). Aprendizagem Ativa: Como Inovar na Sala de Aula. Lisbon International Press.

    Veiga, F. H. (2013). Psicologia da Educação - Teoria, Investigação e Aplicação: Envolvimento dos Alunos na Escola. Climepsi.

    Veiga, F. H. (2018). O Ensino na Escola de Hoje: Teoria, Investigação e Aplicação. Climepsi.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios