-
Apresentação
Apresentação
A didática da dança propõe-se explorar métodos e técnicas de ensino das várias formas de dança propostas no PNEF (atividades rítmicas e expressivas).
O desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos na UC dança no primeiro ciclo de estudos, proporcionam bases para a intervenção do profissional de Educação Física no que respeita ao saber selecionar, operacionalizar e avaliar conteúdos de dança.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT657-9696
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- A dança nas aulas de Educação Física
- Técnica e Expressão - PNEF
- As diferentes formas e atividades em dança
- Metodologia do ensino da dança
- Identificar e compreender as diferentes estruturas rítmicas e musicais que são a base das diferentes formas de dança.
- Planear e selecionar conteúdos - Trabalho de prática laboratorial e orientação tutorial
- O ensino e prática da Dança nas aulas de Educação Física
- Desempenhar tarefas de apoio pedagógico nas aulas de dança no contexto da Educação Física, clubes de dança e outras atividades pedagógicas (ensino em sala de aula - revisão de conteúdos)
- Integração dos processos de análise e avaliação
- O problema da avaliação relativamente à especificidade do ensino em dança
- Aferição de critérios
- A avaliação formativa e sumativa. Realizar propostas de classificação/avaliação de diferentes conteúdos
- A dança nas aulas de Educação Física
-
Objetivos
Objetivos
1. Dominar as metodologias, os fundamentos e as competências profissionais de reflexão e intervenção pedagógica que permitam a utilização da dança como matéria educativa no contexto da educação física.
2. Planear uma unidade didática de dança (atividades rítmicas, movimento expressivo), no contexto dos programas de Educação Física.
3. Conceber e realizar planos de observação e análise de situações de aprendizagem no domínio da dança em geral, e de algumas formas de dança em particular (popular, social, contemporâneo, hip-hop, etc.)
4. Transmitir conteúdos de dança, orientando pedagogicamente um grupo (turma) em situações de aprendizagem de técnicas de dança ou de composição coreográfica. Avaliar e analisar o desempenho nas situações de ensino-aprendizagem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão lecionadas aulas teóricas e teórico-práticas (onde se aplicará a aprendizagem experiencial, trabalho de grupo e individual sobre o ensino da dança ¿ orientação tutorial - em pequenos ciclos de prática pedagógica e integração dos processos de análise e de avaliação sobre o ensino da dança) e utilizado o sistema de b-learning (moodle), onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas.
Para usufruir da Avaliação contínua, o aluno deverá ter 70% de assistência efetiva às aulas e entregar dossier sobre a UC didática dança (compilação de todo o trabalho desenvolvido e solicitado nas aulas, podendo ser complementado com outro material que se relacione com a UC e que o aluno considere relevante a sua inclusão).
A sua classificação final resulta: 30%*(parte teórica) + 70%*(parte prática - trabalho individual) deverá ser igual ou superior 9,5 valores. Se a classificação for inferior, deverá realizar exame final, composto por dois momentos: teórico e parte prática.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Hayes, E. R. (1964). An introduction to the teaching of dance (Vol. 38). New York: Ronald Press Company.
- Xarez, L. (2002). Dança na Escola. (Cd-Rom), Serviço de Edições: FMH. Lisboa.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não