filmeu

Disciplina Didática do Atletismo

  • Apresentação

    Apresentação

    No âmbito desta Unidade Curricular o aluno deverá:

    • Entender e fundamentar uma perspetiva integradora do Atletismo nas matérias de Educação Física Escolar, nos diversos graus de ensino, idades e níveis de desenvolvimento e execução dos alunos.
    • Conceber e realizar planos de observação e de análise das situações de aprendizagem das diferentes disciplinas do atletismo.
    • Elaborar propostas de Unidades Didáticas, considerando o Atletismo como elemento contribuinte à unidade e coerência dos objetivos definidos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Análise crítica do atletismo para praticantes infanto-juvenis;
    2. O Atletismo no programa da Educação Física e Desporto Escolar; os três níveis de especialização de cada matéria;
    3. Planeamento e organização do processo de ensino aprendizagem. As matérias e a Unidade Didática;
    4. O Atletismo nas diferentes etapas de formação desportiva;
    5. Significado, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas no Atletismo; objetivos e condições de realização.
    6. Observação, avaliação e intervenção;
    7. Prática pedagógica; elaboração, execução e análise crítica de planos de aula.
  • Objetivos

    Objetivos

    • Interpretar a técnica de cada disciplina atlética como expressão das capacidades individuais no respeito pelos regulamentos, pelos princípios biomecânicos e pelos objetivos definidos.
    • Conceber e realizar unidades de ensino e planos de observação, integrando as diversas matérias do atletismo. Compreender e integrar as matérias de Atletismo na organização e planeamento global da Educação Física Escolar, designadamente no cumprimento de um dos objetivos principais: a melhoria da aptidão física.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Desconhecem-se metodologias inovadoras suscetíveis de conduzir o estudante a tomar consciência das suas conceções e limitaçõe e, bem assim, a necessidade de as superar.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Hastie, P., Calderón, A., Rolim, R., & Guarino, A. (2013). The Development of Skill and Knowledge During a Sport Education Season of Track and Field Athletics. Researh Quartely for Exercise and Sport, 84(3), 336-344.

    Hubiche, J.L. & Pradet, M. (1999). Comprender el Atletismo - Su Prática y su Ensenanza. Barcelona: INDE Publicaciones.

    Muller, H. & Ritzdorf, W., (2000). Corre! Salta! Lança! Lisboa: Edição Federação Portuguesa de Atletismo.

    Proença, J. (1982). A observação e a intervenção do professor, Ludens, 7(1): 33-44.

    Proença, J. (1987). Estudo técnico-tático da estafeta 4X100m, Revista Atletismo, 64:31-33 e 65:29-31.

     Zaparozhanova, L. & Latyshkevich, L.A.,(2000). Juegos Activos Educación Primaria y Educación Secundaria Obligatoria. Barcelona: Paidotribo.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios