filmeu

Disciplina Didática dos Desportos de Combate

  • Apresentação

    Apresentação

    A Didática dos Desportos de Combate poderá ser considerada uma Unidade Curricular (UC) agregadora de matérias de lutas e desportos de combate, sendo uma Unidade fundamental do Mestrado em Ensino da Educação Física. Nesta UC deseja-se dotar os estudantes de competências essenciais no processo da didática do ensino dos desportos de combate, através da aplicação de estratégias adequadas ao estádio de desenvolvimento de cada aluno. Nos Desportos de Combate (DC) o aluno depara-se com deslocamentos, desequilíbrios, quedas e ações de Puxar vs. Empurrar, Agarrar e Derrubar, que não acontecem na maior parte dos desportos coletivos e individuais. Este padrão motor, ou estas ações motoras, são também fundamentais no desenvolvimento integral do jovem, que são especificas dos DC. Assim, o domínio das matérias aos DC, ao processo de ensino, observação e avaliação, consubstanciados nos processos de prática letiva, será absolutamente determinante no sucesso desta UC.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Didática de DC é uma UC com conhecimentos e prática de Judo/Luta Olímpica e a Prática de Ensino, nas áreas do saber e de lecionação, planeamento, observação, análise e avaliação. Aspetos históricos, terminologia e a dimensão sociocultural dos DC. Formas Jogadas de Iniciação ao Judo e Luta. Quedas, Pegas, Deslocamentos Projeções, Imobilizações (ou Luta no Solo, Estrangulamentos e Luxações). Formas de treino: (i) Treino livre da situação de combate; (ii) Treino da situação de combate em competição. Regulamentos e regras de segurança. A unidade de ensino dos DC e a ação pedagógica: (i) Programas dos DC, planeamento e avaliação; (ii) A Observação das aulas. A Estrutura e Dinâmica da aula: Análise da sequência e progressão da unidade de ensino e das situações de aprendizagem. O Ensino em DC: (i) Princípios e procedimentos de gestão da aula, que potenciam o sucesso em DC; (ii) As técnicas de ensino nas dimensões instrução, gestão, clima, avaliação e disciplina.

  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de: Conhecer os aspetos históricos e dimensão sociocultural dos Desportos de Combate; Dominar os aspetos terminológicos de base que permitam interpretar, compreender e analisar as características das técnicas fundamentais dos Desportos de Combate; Compreender e dominar os gestos técnicos fundamentais e os princípios tático-técnicos específicos dos Desportos de Combate; Dominar os aspetos regulamentares básicos específicos e de regras de segurança dos Desportos de Combate; Saber caracterizar planear, ensinar e distinguir os diferentes Desportos de Combate.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Visionamento de vídeos, utilização de fichas de observação e análise de desempenho da execução técnica e de prática de ensino simulada. Realização de um Dossier e Relatórios de Observação de aulas. Utilização de diferentes meios pedagógicos e de materiais com metodologias inovadoras e e de suporte ao ensino aprendizagem.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Balyi, I., Way, R., & Higgs, C. (2013). Long-term athlete development. Champaign, IL: Human Kinetics.

      Martins, P. (2010). Luta. Ed. FMH Edições. Lisboa.

      Monteiro, L. (1996). Planificação do Processo Ensino-Aprendizagem do Judo/Luta numa Classe de Iniciação (6-10 anos). Judo - Revista Técnica e Informativa, 2, 44-49. ANTJ.

      Monteiro, L. (1996). A História de Judo/Luta em Portugal. Judo - Revista Técnica e Informativa, 2, 9-14. ANTJ. Lisboa.

      Veloso, R., Aranha, A., & Monteiro, L. (2016). Capítulo 2. Formação Desportiva em Judo Aspetos a considerar no momento conduzir o processo (pp, 21-48). In. Silva, A. & Batista, M. Desenvolvimento do Judo - Textos Técnicos. Edição ADJS. Novembro de 2016, ISBN: 978-989-20-7070-4, Depósito legal: 417840/16.

      Veloso, R., Cachada, JM., & Aranha, A. (2010). Uma abordagem didática do judo - Ideias e sugestões de trabalho (1st ed.) Vila Real. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios