filmeu

Disciplina Metodologia do Treino em Educação Física e Desporto Escolar

  • Apresentação

    Apresentação

    Historicamente vinculada ao treino desportivo, os conhecimentos e competências inerentes à Metodologia do Treino representam, hoje, matéria essencial ao bom desempenho profissional nas diferentes áreas de intervenção da Educação Física e Desporto. 

    Assumindo características próprias, a UC mediante os conteúdos programáticos a seguir mencionados, busca a aquisição de conhecimentos contribuintes à fundamentação da organização, planeamento e gestão da disciplina de Educação Física e do Desporto Escolar. 

    A compreensão dos princípios do treino, da função, significado, características e processos de desenvolvimento das capacidades motoras e sua íntima conexão com as aprendizagens, o domínio do exercício físico nas suas componentes, dimensões e infinitas possibilidades de harmonização e respetiva avaliação, viabilizando a adoção de estratégias e processos conducentes à criação de propostas adequadas às capacidades e potencialidades de cada aluno constituem o âmbito central desta UC.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos:

    1 - Análise crítica da Educação Física.

        Contributo do exercício físico para a educação integral e a identidade profissional.

    2 - O processo de treino e competição em crianças e jovens.

        Aspectos metodológicos, pedagógicos e éticos.

    3 - Princípios do Treino.

        Possibilidades e limitações de aplicação dos princípios do treino desportivo à Educação Física e ao Desporto Escolar.

    4 - Capacidades Motoras, saúde e bem-estar: conceito e relações.

    5 - Desenvolvimento das capacidades motoras.

         Exercitação, treino e aprendizagem. Fases sensíveis e solicitação predominante.

    6 - Organização e planeamento da Educação Física e Desporto Escolar. As capacidades motoras como critério estruturante.

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Compreender e discriminar a solicitação das diversas capacidades motoras na Educação Física Curricular e no Desporto Escolar.

    2. Aplicar os princípios do treino à Educação Física e ao Desporto Escolar.

    3. Avaliar e considerar o desenvolvimento das capacidades motoras no planeamento anual de Educação Física.

    4. Elaborar planos especiais visando o desenvolvimento preferencial de alguma ou algumas das capacidades motoras.

    5. Conceber, executar e avaliar programas de treino específico para o Desporto Escolar.

    6. Funfamentar o significado e a prática do exercício físico na busca da identidade profissional do Professor de Educação Física.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Desconhecem-se metodologias inovadoras suscetíveis de conduzir o estudante a tomar consciência das suas conceções e limitações e, bem assim, a necessidade de as superar.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Batalau,R.,& Proença,J.(2011).Concepção, Treino e Competição do Desporto Escolar no Futsal no Centro de Área Educativa de Lisboa. Gymnasium-Revista de Educação Física, Desporto e Saúde,2(1),27-54.

    Marques,A.,Ferro,N.,& Carreiro da Costa,F.(2011).Análise Comparativa da Intensidade das Aulas de Educação Física de 45 vs90 Minutos.Gymnasium-Revista De Educação Física, Desporto e Saúde,2 1),55-72.

    Ministério da Educação. (2013).Programa do Desporto Escolar. Acesso em 20-Jul-2014 no sítio:http://dge.mec.pt/index.php?s=noticias¬icia=693

    Mood, D., Jackson, A.& Morrow, J.(2007).Measurement of Physical Fitness and Physical Activity: Fifty Years of Change.

    Measurement in Physical Education and Exercise Science,11(4),217-227.

    Proença,J.(1992).Desenvolvimento e treino das capacidades motoras.Revista Horizonte,51,86-90.

    Proença,J.(2004).A especificidade no treino da Força:do princípio à complexidade.Treino e Avaliação de Força e Potência Muscular.Edições ISMAI,Maia.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios