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Disciplina Educação Física Adaptada

  • Apresentação

    Apresentação

    As recomendações nacionais e internacionais sobre a formação de base de professores apontam para a ideia de que os futuros docentes, não apenas os professores especializados, devem aprender a lidar com a crescente heterogeneidade da população escolar.

    A educação inclusiva procura responder à diversidade dos alunos, promover a participação de todos no currículo da escola regular. Não é sobre a resposta dos professores especiais às necessidades de alunos especiais, no contexto da escola regular, não é apenas colocar alunos com deficiências na sala de aula com seus pares ditos normais. É, acima de tudo, sobre como educamos os alunos, sobre aprender a viver em conjunto, em todos os contextos sociais.

    A E F Inclusiva envolve aprender a respeitar as diferenças, compreender as questões da igualdade, da equidade, da cooperação, envolve a capacidade de, a partir dos Programas Nacionais de E F, promover modificações curriculares que respondam às necessidades específicas de todos os alunos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Origens sócio-históricas da Educação Especial.
    Tendências actuais em matéria de Educação Especial.
    A Educação Especial em Portugal.
    Conceito de Educação Física Adaptada.
    Educação Física, participação e aprendizagem.
    Definição de objectivos, participação e Inclusão. O modelo de Hellison.
    A construção de ambientes cooperativos de aprendizagem.
    Interacções sociais positivas.
    O ensino da Educação Física na perspectiva inclusiva.
    Acessibilidade e Planificação em Educação Física.
    Currículo e acessibilidade.
    Adaptações e modificações curriculares em Educação Física. No plano das exigências físicas, sociais, cognitivas e organizacionais
    Apoio e organização de grupos.
    Formas de avaliação em Educação Física.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização das estratégias de trabalho em pequenos grupos decorrentes da designada Aprendizagem Cooperativa.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Leitão, F. (2023). Os conflitos em contexto escolar. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

    Leitão, F. e Silva, M. (2019). Inclusão de pessoas com necessidades especiais -Estudos. Lisboa: Edições Universitarias Lusofonas.

    Bania, T.; Karen, B. (2011). Habitual physical activity can be increased in people with cerebral palsy: a systematic review. Clinical Rehabilitation, 25, 303-315.

     Leitão, F. (2010). Valores Educativos, Cooperação e Inclusão. Salamanca: Luso-Espanõla de Ediciones.

    Leitão, R. (2007). Concepções e Práticas de Inclusão em Educação Física. Lisboa: ULHT (dissertação de mestrado).
    Gower, C. (2004). Planning in PE. In Susan Capel (Eds.). Learning to Teach Physical Education in the Secondary School. London and New York: RoutledgeFalmer.
    Vickerman, P. (2004). Planning for an Inclusive Approach to your Teaching and Learning. In Susan Capel (Eds.). Learning to Teach Physical Education in the Secondary School. London and New York: RoutledgeFalmer.

     

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