filmeu

Disciplina Planeamento Curricular e Avaliação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende contribuir para a formac¿a¿o dos alunos no a¿mbito do desenvolvimento curricular tendo em considerac¿a¿o o seu desempenho futuro enquanto docentes do ensino ba¿sico e secunda¿rio, que devera¿ fundar-se nos princi¿pios da educac¿a¿o inclusiva. A UC assume toda a pertine¿ncia se considerarmos o curri¿culo como nu¿cleo central e definidor da instituic¿a¿o educativa.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Abordagem do campo teo¿rico que baliza a a¿rea do Desenvolvimento Curricular: Paradigmas e teorias em educac¿a¿o e curri¿culo 

    2. Desenvolvimento Curricular e Ensino da Informa¿tica: os modelos curriculares 

    3. As discusso¿es sobre Curri¿culo, Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Portugal 

    3.1 - O estatuto curricular do Perfil dos Alunos a¿ Sai¿da da Escolaridade Obrigato¿ria e a centralidade do conceito de compete¿ncia 

    3.2 - O estatuto curricular das «Aprendizagens Essenciais» 

    3.3 - A Educac¿a¿o no campo das compete¿ncias digitais e o programa DigCompEdu - Quadro Europeu de Compete¿ncia Digital para Educadores
    3.4 - A Educac¿a¿o no campo compete¿ncias digitais e a construc¿a¿o de uma Escola Inclusiva 

    3.5 – A avaliac¿a¿o curricular e pedago¿gica: concec¿o¿es e paradigmas de avaliac¿a¿o 

    3.6 – Instrumentos e modalidades de avaliação: a opção por uma avaliação formativa

    3.7 – Avaliação das aprendizagens em ambientes computacionais

    3.8 – Curri¿culo e aprendizagem profissional docente

     

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecer conceitos, teorias e paradigmas que integram as a¿reas da educac¿a¿o e do curri¿culo
    2. Analisar criticamente os pape¿is que te¿m vindo a ser atribui¿dos a¿ educac¿a¿o, a¿ escola e ao curri¿culo.

    3. Refletir sobre o lugar das compete¿ncias digitais no curri¿culo
    4. Analisar criticamente modelos curriculares na sua relac¿a¿o com o ensino da informa¿tica
    5. Identificar respostas pedago¿gicas criativas e inovadoras
    6. Analisar concec¿o¿es e modalidades de avaliac¿a¿o, nomeadamente a avaliação em ambientes computacionais.
    7. Estabelecer relac¿o¿es entre modelos curriculares e paradigmas de avaliac¿a¿o das aprendizagens.
    8. Problematizar o papel do professor.
    9. Caracterizar os processos de tomada de decisa¿o do professor em func¿a¿o de distintos modelos de poli¿tica e de desenvolvimento curricular.
    10. Organizar, gerir e dinamizar grupos de trabalho para debates tema¿ticos.
    11. Ser auto¿nomo e trabalhar em cooperac¿a¿o.
    12. Assumir compromisso com a e¿tica profissional.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Trabalho cooperativo de análise e reflexão de diversas experiências.

    Construção individual de experiências em sala de aula, com posterior reflexão coletiva.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alves, M.P. & De Ketele, J.M. (2011). Do Curri¿culo a¿ Avaliac¿a¿o, da Avaliac¿a¿o ao Curri¿culo. Porto Editora
    Estrela, E. (2019). The two faces of the same coin. National and individual refraction in curriculum policies in Portugal. In M. Gonza¿lez-Delgado, I. Goodson and G. McCulloch (Eds.), Transnational Perspectives on Curriculum History (pp.198-220). Routledge
    Estrela, E. & Ricardo, M. M. (2020) Inovac¿a¿o e Mudanc¿a: reflexo¿es sobre o processo de autonomia e flexibilizac¿a¿o curricular nas escolas portuguesas. Revista Luso¿fona de Educac¿a¿o, 50, 143-160
    Pacheco, J. (2002). Poli¿ticas Curriculares. Porto Editora
    Trindade, R. & Cosme, A. (2016). Instruir, aprender ou comunicar: Reflexa¿o sobre os fundamentos das opc¿o¿es pedago¿gicas perspetivadas a partir do ato de ensinar. Revista Dia¿logo Educacional, (16) 50, 1031-1051

    Veldkamp, B. & Sluijter, C. (Eds) (2019). Theoretical and Practical Advances in Computer-based Educational Measurement. Springer. DOI: 10.1007/978-3-030-18480-3

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios