filmeu

Disciplina Técnicas de Produção e Criação Cinematográfica

  • Apresentação

    Apresentação

    Introdução aos departamentos do cinema: imagem, som, montagem e direcção de arte. Iniciação técnica ilustrativa dos departamentos nucleares da produção de um filme. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CÂMARA 1. Introdução à arte da direção de fotografia.  2. O papel do diretor de fotografia e as equipas de filmagem.  3. Câmaras de filmar: funcionamento e manipulação.  4. A iluminação. MONTAGEM 1. O cinema contemporâneo e os desafios da montagem.  2. Funções do editor no contexto da pós-produção.  3. A prática da montagem. DIREÇÃO DE ARTE 1. Conceito e funções da direção de arte.  2. A criação plástica de universos diegéticos no cinema - escolas, estilos e autores.  3. A dimensão prática do departamento de arte e o processo criativo em cinema. SOM 1. Perspetivas fenomenológicas, estéticas e semióticas em torno da articulação entre o som e a imagem em movimento.  2. Da produção de som à realização: planeamento, organização, mapeamento, interação dinâmica e relações de poder.  3. Estratégias e prática de captação/registo sonoro em contexto de rodagem e de estúdio.  4. Noções básicas de restauro sonoro.  5. A espacialização como elemento estético-artístico.
  • Objetivos

    Objetivos

    Introdução a departamentos basilares da produção e criação cinematográfica e às suas relações com a realização: a câmara e a direção de fotografia (a maquinaria e a arte); a montagem (utilização de aplicação de edição não-linear); a direção de arte (a produção do espaço, das sensações e dos sentidos); o som (etapas de produção e pós-produção áudio).
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Exposição teórica e teoria aplicada: apresentação de estudos aprofundados de caso. Preparação para um exercício final de aplicação téncica de todos os departamentos técnicos-artísticos do cinema (plateau). A avaliação terá como base a presença e participação nos trabalhos práticos. 25% Avaliação do filme montado.25%. Apresentação individual com PPT (10m) com descrição de todos os departamentos na montagem da produção de um filme. Incluindo uma exposição oral sobre o exercício prático realizado, com apoio de power point, considerando as diversas técnicas aplicadas. 50%   EXAME: Para os alunos que não tenham obtido aproveitamento, ou que queiram melhorar a sua classificação, o exame será escrito e presencial (reflexão analítica sobre os diferentes departamentos do cinema, assente em bibliografia a fornecer pelos professores).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CÂMARA Carroll, D. B. (2008). The Philosophy of Motion Pictures. Wisconsin USA: University of Wisconsin Press. Thomson-Jones  Katherine (2008) Aesthetics and Film. Uk: Library of Congress Münsterberg, Hugo(1916) The photoplay; a psychological study.Usa. New York. Kets, M. v. (2018). The emotions of a lens - A study of the perception of cinematography. Ghent: Skribis DIREÇÃO DE ARTE: BARNWELL, Jane (2004). Production Design: Architects of the Screen, Shortcuts, Wallflower, London and NY MONTAGEM: FAIRSERVICE, Don, Film Editing: History, Theory and Practice, Manchester University Press, 2001 SOM: CHION, Michel (1994), AudioVision, New York, Columbia University Press.  
  • Avaliação

    Avaliação

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    presença e participação nos trabalhos práticos e filme montado

    -

    50%

    "exposição oral sobre o exercício prático realizado, com apoio de power point, considerando as diversas técnicas aplicadas"

    05-01-2026

    50%


    NOTA: Algumas aulas ocorrem no fim de semana: previsão 6 de dezembro 2025

    EXAME: Paper analítico sobre o cinema em geral assente em publicações no mínimo 15 páginas sem imagens, sobre várias técnicas ou uma à escolha.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios