-
Apresentação
Apresentação
Introdução aos departamentos do cinema: imagem, som, montagem e direcção de arte. Iniciação técnica ilustrativa dos departamentos nucleares da produção de um filme.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT501-16994
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CÂMARA 1. Introdução à arte da direção de fotografia. 2. O papel do diretor de fotografia e as equipas de filmagem. 3. Câmaras de filmar: funcionamento e manipulação. 4. A iluminação. MONTAGEM 1. O cinema contemporâneo e os desafios da montagem. 2. Funções do editor no contexto da pós-produção. 3. A prática da montagem. DIREÇÃO DE ARTE 1. Conceito e funções da direção de arte. 2. A criação plástica de universos diegéticos no cinema - escolas, estilos e autores. 3. A dimensão prática do departamento de arte e o processo criativo em cinema. SOM 1. Perspetivas fenomenológicas, estéticas e semióticas em torno da articulação entre o som e a imagem em movimento. 2. Da produção de som à realização: planeamento, organização, mapeamento, interação dinâmica e relações de poder. 3. Estratégias e prática de captação/registo sonoro em contexto de rodagem e de estúdio. 4. Noções básicas de restauro sonoro. 5. A espacialização como elemento estético-artístico.
-
Objetivos
Objetivos
Introdução a departamentos basilares da produção e criação cinematográfica e às suas relações com a realização: a câmara e a direção de fotografia (a maquinaria e a arte); a montagem (utilização de aplicação de edição não-linear); a direção de arte (a produção do espaço, das sensações e dos sentidos); o som (etapas de produção e pós-produção áudio).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição teórica e teoria aplicada: apresentação de estudos aprofundados de caso. Preparação para um exercício final de aplicação téncica de todos os departamentos técnicos-artísticos do cinema (plateau). A avaliação terá como base a presença e participação nos trabalhos práticos. 25% Avaliação do filme montado.25%. Apresentação individual com PPT (10m) com descrição de todos os departamentos na montagem da produção de um filme. Incluindo uma exposição oral sobre o exercício prático realizado, com apoio de power point, considerando as diversas técnicas aplicadas. 50% EXAME: Para os alunos que não tenham obtido aproveitamento, ou que queiram melhorar a sua classificação, o exame será escrito e presencial (reflexão analítica sobre os diferentes departamentos do cinema, assente em bibliografia a fornecer pelos professores).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
CÂMARA Carroll, D. B. (2008). The Philosophy of Motion Pictures. Wisconsin USA: University of Wisconsin Press. Thomson-Jones Katherine (2008) Aesthetics and Film. Uk: Library of Congress Münsterberg, Hugo(1916) The photoplay; a psychological study.Usa. New York. Kets, M. v. (2018). The emotions of a lens - A study of the perception of cinematography. Ghent: Skribis DIREÇÃO DE ARTE: BARNWELL, Jane (2004). Production Design: Architects of the Screen, Shortcuts, Wallflower, London and NY MONTAGEM: FAIRSERVICE, Don, Film Editing: History, Theory and Practice, Manchester University Press, 2001 SOM: CHION, Michel (1994), AudioVision, New York, Columbia University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim