A sala de cinema Fernando Lopes já reabriu. Veja a programação completa aqui

filmeu

Disciplina Técnicas de Produção e Criação Cinematográfica

  • Apresentação

    Apresentação

    Introdução aos departamentos do cinema: imagem, som, montagem e direcção de arte. Iniciação técnica ilustrativa dos departamentos nucleares da produção de um filme. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CÂMARA 1. Introdução à arte da direção de fotografia.  2. O papel do diretor de fotografia e as equipas de filmagem.  3. Câmaras de filmar: funcionamento e manipulação.  4. A iluminação. MONTAGEM 1. O cinema contemporâneo e os desafios da montagem.  2. Funções do editor no contexto da pós-produção.  3. A prática da montagem. DIREÇÃO DE ARTE 1. Conceito e funções da direção de arte.  2. A criação plástica de universos diegéticos no cinema - escolas, estilos e autores.  3. A dimensão prática do departamento de arte e o processo criativo em cinema. SOM 1. Perspetivas fenomenológicas, estéticas e semióticas em torno da articulação entre o som e a imagem em movimento.  2. Da produção de som à realização: planeamento, organização, mapeamento, interação dinâmica e relações de poder.  3. Estratégias e prática de captação/registo sonoro em contexto de rodagem e de estúdio.  4. Noções básicas de restauro sonoro.  5. A espacialização como elemento estético-artístico.
  • Objetivos

    Objetivos

    Introdução a departamentos basilares da produção e criação cinematográfica e às suas relações com a realização: a câmara e a direção de fotografia (a maquinaria e a arte); a montagem (utilização de aplicação de edição não-linear); a direção de arte (a produção do espaço, das sensações e dos sentidos); o som (etapas de produção e pós-produção áudio).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição teórica e teoria aplicada: apresentação de estudos aprofundados de caso. Preparação para um exercício final de aplicação téncica de todos os departamentos técnicos-artísticos do cinema (plateau). A avaliação terá como base a presença e participação nos trabalhos práticos. 25% Avaliação do filme montado.25%. Apresentação individual com PPT (10m) com descrição de todos os departamentos na montagem da produção de um filme. Incluindo uma exposição oral sobre o exercício prático realizado, com apoio de power point, considerando as diversas técnicas aplicadas. 50%   EXAME: Para os alunos que não tenham obtido aproveitamento, ou que queiram melhorar a sua classificação, o exame será escrito e presencial (reflexão analítica sobre os diferentes departamentos do cinema, assente em bibliografia a fornecer pelos professores).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CÂMARA Carroll, D. B. (2008). The Philosophy of Motion Pictures. Wisconsin USA: University of Wisconsin Press. Thomson-Jones  Katherine (2008) Aesthetics and Film. Uk: Library of Congress Münsterberg, Hugo(1916) The photoplay; a psychological study.Usa. New York. Kets, M. v. (2018). The emotions of a lens - A study of the perception of cinematography. Ghent: Skribis DIREÇÃO DE ARTE: BARNWELL, Jane (2004). Production Design: Architects of the Screen, Shortcuts, Wallflower, London and NY MONTAGEM: FAIRSERVICE, Don, Film Editing: History, Theory and Practice, Manchester University Press, 2001 SOM: CHION, Michel (1994), AudioVision, New York, Columbia University Press.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios