-
Apresentação
Apresentação
A disciplina é lecionada em função de 2 módulos complementares que se articulam e desenvolvem com base na premissa "A partir do real". Em ambos módulos os alunos irão produzir objetos fílmicos. Num dos módulos procura-se como objeto de análise, interpretação e confronto o que o mundo circundante exterior e o encontro com o Outro, a apreensão de dimensões da alteridade, sugiram como matéria de inspiração e trabalho. No outro módulo toma-se como matéria de inspiração e trabalho aquilo que representa o acervo individual de cada aluno para exploração da memória, da experiência pessoal e do seu mundo particular e familiar. A premissa "A partir do real" é o mote para a exploração das temáticas e dos processos criativos que cada aluno irá desenvolver, no âmbito seja da ficção seja do documentário, admitindo-se também a exploração de formatos híbridos que cruzem as fronteiras dos géneros, ou que associem transversalmente outras vertentes da experimentação artística.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT501-16996
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Módulo orientado por Victor Candeias: Análise do discurso na produção de género documental. Análise de conceitos e métodos de realização que intervêm em filmes não-ficcionais. Características de abordagens fílmicas no documentário analisados pela teoria dos Modos (Bill Nichols). Realização de projetos fílmicos acompanhados em regime de tutoria. Módulo orientado por Júlio Alves: Refletir sobre a amplitude do conceito de cinema. Aproximar a referentes do cinema experimental (e.g. Jonas Mekas, Artavazd Pelechian e Chantal Akerman). Reconhecer a influência de movimentos artísticos nos seus contextos. Criar um objecto fílmico individual e orgânico ao longo do atelier.
-
Objetivos
Objetivos
1. Desenvolver a capacidade de construir o filme a partir da observação e reflexão sobre o real. 2. Refletir sobre as práticas e modos de produção artística de base cinematográfica a partir da experimentação prática. 3. Desenvolver a capacidade para estabelecer um ponto de vista relativamente a aspectos artísticos, expressivos e conceptuais de base cinematográfica. 4. Ampliar competências para pesquisar, tratar e estruturar materiais fílmicos, assim como para desenvolver conceitos narrativos e formais na criação de objetos cinematográficos. 5. Desenvolver a capacidade para estruturar um discurso narrativo e expressivo coerente a partir de imagens e sons obtidos de proveniências diversas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As apresentações de trabalhos práticos realizados no âmbito da disciplina estão abertas à participação de professores de outras disciplinas do curso. A programação de filmes em complemento das aulas têm previstas sessões com realizadores convidados visando promover a partilha de conhecimentos e de experiências que possam inspirar as práticas artísticas dos alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
(a publicar no Moodle)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não