-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular de orientação tutorial destina-se ao acompanhamento e desenvolvimento de um projeto cinematográfico autoral - ficcional, documental ou híbrido - concebido como investigação prática no âmbito do cinema e inserido em investigação artística no âmbito do "trabalho de projecto". O trabalho a realizar poderá assumir diferentes formatos, adaptando-se à natureza do projeto e ao percurso do estudante, com enfoque na experimentação formal, na autonomia criativa e na reflexão crítica sobre os processos de criação. A produção decorre num quadro flexível, não convencional, em articulação com a orientação docente e com os recursos técnicos e logísticos disponibilizados pela Universidade, tendo o documento "Memorando: Enquadramento pedagógico-científico, Procedimentos e Direitos de Autor" como guia .
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 14
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT501-25951
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Apresentação e discussão da ideia do projecto: 1.1 Motivações e Objectivos 1.2 Problematização do Projecto no contexto dos Estudos Cinematrográficos 1.3 Articulação com a parte escrita da tese, artigo de pesquisa. 2. Análise de guião e necessidades de re-escrita 2.1 Opções metodológicas e tipos de pesquisa prévia; temas, localizações e elenco. 2.2 Revisão: Sinopse, logline, Nota de Intenções e Descrição de Personagens; Aspectos formais 3. Relatório de Work in Progress do projecto 4. Levantamento do Guião 4.1 Questão de investigação 4.2 Analise das condições de produção: tempo, meios, financiamento 4.3 Ambiente: ideias visuais, luz, composição 4.4 Determinação Elenco e Localizações 4.5 Música: aspectos estéticos e legais 5. Determinação dos meios de produção 6. Montagem financeira e orçamento (ideia geral, particularizações) 7. Autorizações e contratos 8. Equipa 9. Lista de materiais 10. Preparação e rodagem 11. Cronograma Produção 12. Tutoria de direcção de fotografia e equipamentos
-
Objetivos
Objetivos
Capacidade de determinação das exigências de produção (pré-preparação e rodagem) e pós-produção em função da ideia de filme desenvolver no âmbito da obtenção do grau em Estudos Cinematográficos (Trabalho de Projecto). Isto é, a capacidade de conceber, desenvolver e concretizar um projeto fílmico autoral com base em pesquisa temática, estética e técnica. Adquirir competências na planificação e realização de filmes, domínio de processos narrativos ou ensaísticos, e capacidade crítica para refletir sobre as escolhas formais e conceptuais do trabalho. Promover a autonomia artística, a capacidade de decisão criativa e a consciência das implicações éticas, técnicas e autorais da prática cinematográfica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sessões em regime de tutoria, centradas nas necessidades dos projectos. A unidade curricular adopta metodologias centradas na aprendizagem ativa e no desenvolvimento autónomo de projectos autorais. A aprendizagem baseada em projecto (Project-Based Learning) é o eixo central, permitindo que os estudantes apliquem conhecimentos teóricos e técnicos na criação de um filme, desde a ideia inicial até à pré-produção. O processo é orientado por tutoria especializada, promovendo a reflexão crítica, a tomada de decisões fundamentadas e o diálogo interdisciplinar, tratando-se de "investigação artística" que se ligará, de um ponto de vista crítico, por escrito, ao trabalho no semestre seguinte. A avaliação é contínua, com feedback formativo em momentos-chave ("Work in Progress", análises de guião, cronograma de produção).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
PASZKIEWICZ, K. (2018). Genre, Authorship and Contemporary Women Filmmakers. Edinburgh University Press. ARCHER, Steven (2019). Filmmaker’s Handbook. A Compreensive Guide For The Digital Age. EUA: Plume CATMULL, Ed. (2014). Creativity Inc. Overcoming the Unseen Forces That Stand in the Way of True Inspiration. Londres: Transworld Publishers Ltd. CUNNINGHAM, Keith (2008). The Soul of Screenwriting. On Writing, Dramatic Truth and Knowing Yourself. Nova Iorque: Continuum LYNCH, David (2006). Catching the Big Fish. Meditation, Consciousness and Creativity. Nova Iorque: Jeremy P. Tarcher/Penguin RABIGER, Michael (2013). Directing Film Techniques and Aesthetics. Nova Iorque: Taylor & Francis
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não