-
Apresentação
Apresentação
Metodologias para o trabalho de investigação cinematográfica e artística, para a análise crítica, para a construção do texto científico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT501-8739
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Nota prévia: depois de uma primeira sessão com o visionamento de um filme e apresentação do seminário, as duas sessões seguintes serão orientadas e ministradas pelo Professor Doutor Hermano Carmo (do Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa).
1. A metodologia como dispositivo de orientação para a investigação
1.1 A delimitação do campo de pesquisa
1.2 A definição do rumo da pesquisa
1.3 A construção de modelos de análise
1.4 A organização da pesquisa
1.5 Estudo de caso [exemplificação especulativa: «Une Histoire de Vent» (Joris Ivens, filmado entre 1984-1988) ou outro filme]
2. Os objectos de estudo em cinema
2.1 Cinematografias locais; Géneros; Identidade; Monografias; Estudos comparatistas
3. A análise crítica operatória do filme
4. Investigação artística: novos desafios
4.1 O cinema como investigação
5. As bases do trabalho de dissertação (investigação teórica)
5.1 Pontos de partida
5.2 As bases da elaboração do relatório crítico (“paper”)
-
Objetivos
Objetivos
This curricular unit seeks to provide students with critical tools that will enable them to develop methodological thinking that is rigorously supported and appropriate to the work to be carried out, both in the development of fieldwork and in the individual processes of creation in cinema and audiovisual (writing and directing).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição teórica e teoria aplicada, com apresentação de casos.
A avaliação terá como base a presença e participação nas sessões; e a discussão do tema ou assunto, da bibliografia e documentos de trabalho, e da questão introdutória de investigação (trabalho de dissertação ou relatório crítico).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
— BORDWELL, D. e CARROLL, N. (ed.) (1996). Post-theory: Reconstructing film studies. Madison: University of Wisconsin Press
— CARMO, H. & FERREIRA, M.M. (2015). Metodologia da investigação: guia para autoaprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta, 3a edição em formato e-book
— CURRIE, G. (1995). Image and mind: Film, philosophy and cognitive science. Cambridge: Cambridge University Press
— GIL, A. (1996). Como elaborar projetos de pesquisa. S. Paulo: Atlas
— ROSE, Gillian (2001). Visual Methodologies. Londres: Sage Publications
— SAMPIERI, COLLADO & LUCIO (2007). Metodologia de pesquisa. Lisboa: Mc Graw Hill, 3a edição
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não