-
Apresentação
Apresentação
Nesta unidade curricular apresentaremos e desenvolveremos questões de teoria do cinema que enquadram o discurso crítico e a investigação em imagem e movimento, com incidência na análise de formas e forças ficcionais e documentais, e em estudos de caso. Por regra, em função do trabalho de investigação do Professor e dos trabalhos de investigação dos alunos, os conteúdos específicos a trabalhar em cada semestre serão distintos. Neste semestre, concluiremos o trabalho de reflexão e escrita sobre a obra do cineasta português de Pedro Costa, e passaremos por aspectos do trabalho cinematográfico de João César Monteiro e António Reis, nas primeiras 8 sessões da unidade curricular. As últimas 7 sessões serão dedicadas à discussão e acompanhamento dos conteúdos e das metodologias dos trabalhos finais de natureza teórica e reflexiva dos alunos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT501-8740
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte I - Conceitos de teoria do cinema, explorando o diálogo entre ficção, documentário e experimentação, a partir do cinema de Pedro Costa, João César Monteiro e António Reis e de textos de Deleuze, Rancière e outros. 1. Intercessão e criação: a construção dos intercessores 2. confronto com o intolerável: boicote e reinvenção 3. Viagem ao interior do cinema: forças ficcionais, forças documentais 4. A porta fechada: «Fazer-nos sentir que algo não está certo» (Pedro Costa) 5. A personagem real ou a figura: a repetição 6. Viagem ao interior do tempo (a figura de Ventura) 7. Aproximação a João César Monteiro: o cineasta enquanto fóssil 8. Aproximação a António Reis: restituição da pessoa, restituição do gesto Parte II - Acompanhamento e discussão da parte teórica (protocolo científico) dos trabalhos de conclusão de curso.
-
Objetivos
Objetivos
Pretendemos apresentar conteúdos de pensamento e reflectir sobre a experiência da imagem cinematográfica, detendo-nos no processo criativo ligado tanto ao território da ficção quanto ao do documentário. Neste último aspecto, trataremos de processos de superação destas duas grandes formas, incluindo as raízes históricas do desvanecimento da linha de separação entre documentário e ficção (cinema-directo, cinema da experiência das pessoas e do mundo). Trata-se de propiciar o reconhecimento e o debate das questões teóricas concernentes ao cinema contemporâneo, e de promover a compreensão histórica e analítica dos processos criativos do cinema nestas duas grandes formas. Conjuntamente, será privilegiada a perspectivação dos filmes em relação ao contexto histórico, geográfico e cultural (filmes isolados / obra global de cineastas), com isso exercitando a capacidade de desenvolver argumentação conceptual pertinente no campo da teoria do cinema. Acompanhamento e discussão dos trabalhos finais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias incluem o uso combinado de análise fílmica em sala com apresentação de reflexão em diálogo com textos teóricos. Pretende-se estimular a atenção do estudante à argumentação do Professor, e com isso incentivar a sua autonomia de pensamento e o debate colaborativo, introduzindo a novas formas de pensar e produzir conhecimento em cinema.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Bogalheiro, José; Guerra, Manuel, ed. (2020). Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca. Lições de António Reis. Lisboa: Documenta - Cabo, Ricardo Matos, org. (2009). Cem Mil Cigarros. Os filmes de Pedro Costa. Lisboa: Orfeu Negro - Clandfield, David (2004). Pierre Perrault and the Poetic Documentary. Toronto e Indianapolis: T.I.F.F. e Indiana University Press - Costa, P., Neyrat, C., & Rector, A. (2012). Um melro dourado, um ramo de flores, uma colher de prata: No Quarto da Vanda – Conversa com Pedro Costa. Trad. Maria João Madeira e Ricardo Matos Cabo. Lisboa: Orfeu Negro / Midas Filmes - Nichols, Bill (2001). Introduction to Documentary. Bloomington, USA: Indiana University Press - Rancière, J. (2023). Pedro Costa: Os quartos do cineasta. Trad. Maria João Madeira. Lisboa: Relógio d’Água - Rancière, J. (2012). Os intervalos do cinema. Trad. Luís Lima. Lisboa: Orfeu Negro .
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não