filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação em Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC integra contributos da Epistemologia da Ciência, e de diferentes correntes metodológicas, de forma a dar uma vasta base inicial de experiência que permita à turma desenvolver futuramente os seus projetos e teses de mestrado.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Ciências Sociais e Humanas e cientificidade.

    2. Debates contemporâneos sobre epistemologia, ética e política na investigação

    3. A base de um projecto de investigação: A pergunta de partida

    4. Recolha e revisão bibliográfica e de dados secundários com recurso a ferramentas digitais

    5. Visão geral sobre métodos quantitativos e qualitativos, suas vantagens e limitações

    6. Métodos e práticas de recolha de dados primários.

    7. Métodos quantitativos 1: questionários e introdução à análise estatística com SPSS

    8. Métodos quantitativos 2: análise quantitativa de conteúdo e NVivo

    9: Métodos qualitativos 1: Análise Temática

    10: Métodos qualitativos 2: Análise Crítica de Discurso

    11: O discurso imagético: Análise sociosemiótica

    12: O discurso audiovisual: Análise fílmica e estudos culturais

    13: Novas fronteiras da investigação: big data e netnografia

    14: Da teoria à prática. Elaboração de um projecto de investigação e técnicas de redacção académica

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como objectivo capacitar estudantes para desenvolverem projectos de investigação dentro da área das Ciências da Comunicação, compreendendo ademais o enquadramento desta área dentro das Ciências Sociais e Humanas.

    • Dominar os principais debates teóricos sobre epistemologia, ética, cientificidade, e boas práticas de investigação dentro das Ciências Sociais e Humanas.
    • Conhecer e saber utilizar as principais ferramentas de apoio à investigação (bases de dados de acesso aberto, sistemas de referenciação bibliográfica, repositórios científicos).
    • Conhecer e compreender os principais métodos de investigação, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, as suas mais-valias e limitações, e como implementar na prática esses métodos.
    • Problematizar e gerir sistemas digitais de recolha de dados como complemento ou substituto de vários métodos de investigação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Croucher, S. M., & Cronn-Mills, D. (2019). Understanding communication research methods: A theoretical and practical approach (2ed). Routledge, Taylor & Francis Group.

    Davis, C. S., Lachlan, K. A., & Westerfelhaus, R. (2017). Straight talk about communication research methods.

    Flick, U. (Ed.). (2018). The Sage handbook of qualitative data collection. Sage Reference.

    Foss, S. K., & Waters, W. J. C. (2007). Destination dissertation: A traveler’s guide to a done dissertation. Rowman & Littlefield.

    Harding, S. (2015). Objectivity and Diversity. University of Chicago Press.

    Matthes, J., Davis, C. S., & Potter, R. F. (Eds.). (2017). The international encyclopedia of communication research methods. John Wiley & Sons.

    Schimel, J. (2012). Writing science: How to write papers that get cited and proposals that get funded. Oxford University Press.

    van Dijk, T. (2011). Discourse Studies: A Multidisciplinary Introduction (Second Edition). SAGE Publications.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios