filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação em Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC integra contributos da Epistemologia da Ciência, e de diferentes correntes metodológicas, de forma a dar uma vasta base inicial de experiência que permita à turma desenvolver futuramente os seus projetos e teses de mestrado.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Ciências Sociais e Humanas e cientificidade.

    2. Debates contemporâneos sobre epistemologia, ética e política na investigação

    3. A base de um projecto de investigação: A pergunta de partida

    4. Recolha e revisão bibliográfica e de dados secundários com recurso a ferramentas digitais

    5. Visão geral sobre métodos quantitativos e qualitativos, suas vantagens e limitações

    6. Métodos e práticas de recolha de dados primários.

    7. Métodos quantitativos 1: questionários e introdução à análise estatística com SPSS

    8. Métodos quantitativos 2: análise quantitativa de conteúdo e NVivo

    9: Métodos qualitativos 1: Análise Temática

    10: Métodos qualitativos 2: Análise Crítica de Discurso

    11: O discurso imagético: Análise sociosemiótica

    12: O discurso audiovisual: Análise fílmica e estudos culturais

    13: Novas fronteiras da investigação: big data e netnografia

    14: Da teoria à prática. Elaboração de um projecto de investigação e técnicas de redacção académica

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como objectivo capacitar estudantes para desenvolverem projectos de investigação dentro da área das Ciências da Comunicação, compreendendo ademais o enquadramento desta área dentro das Ciências Sociais e Humanas.

    • Dominar os principais debates teóricos sobre epistemologia, ética, cientificidade, e boas práticas de investigação dentro das Ciências Sociais e Humanas.
    • Conhecer e saber utilizar as principais ferramentas de apoio à investigação (bases de dados de acesso aberto, sistemas de referenciação bibliográfica, repositórios científicos).
    • Conhecer e compreender os principais métodos de investigação, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, as suas mais-valias e limitações, e como implementar na prática esses métodos.
    • Problematizar e gerir sistemas digitais de recolha de dados como complemento ou substituto de vários métodos de investigação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Croucher, S. M., & Cronn-Mills, D. (2019). Understanding communication research methods: A theoretical and practical approach (2ed). Routledge, Taylor & Francis Group.

    Davis, C. S., Lachlan, K. A., & Westerfelhaus, R. (2017). Straight talk about communication research methods.

    Flick, U. (Ed.). (2018). The Sage handbook of qualitative data collection. Sage Reference.

    Foss, S. K., & Waters, W. J. C. (2007). Destination dissertation: A traveler’s guide to a done dissertation. Rowman & Littlefield.

    Harding, S. (2015). Objectivity and Diversity. University of Chicago Press.

    Matthes, J., Davis, C. S., & Potter, R. F. (Eds.). (2017). The international encyclopedia of communication research methods. John Wiley & Sons.

    Schimel, J. (2012). Writing science: How to write papers that get cited and proposals that get funded. Oxford University Press.

    van Dijk, T. (2011). Discourse Studies: A Multidisciplinary Introduction (Second Edition). SAGE Publications.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios