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Apresentação
Apresentação
Esta UC integra contributos da Epistemologia da Ciência, e de diferentes correntes metodológicas, de forma a dar uma vasta base inicial de experiência que permita à turma desenvolver futuramente os seus projetos e teses de mestrado.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6348-15415
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Ciências Sociais e Humanas e cientificidade.
2. Debates contemporâneos sobre epistemologia, ética e política na investigação
3. A base de um projecto de investigação: A pergunta de partida
4. Recolha e revisão bibliográfica e de dados secundários com recurso a ferramentas digitais
5. Visão geral sobre métodos quantitativos e qualitativos, suas vantagens e limitações
6. Métodos e práticas de recolha de dados primários.
7. Métodos quantitativos 1: questionários e introdução à análise estatística com SPSS
8. Métodos quantitativos 2: análise quantitativa de conteúdo e NVivo
9: Métodos qualitativos 1: Análise Temática
10: Métodos qualitativos 2: Análise Crítica de Discurso
11: O discurso imagético: Análise sociosemiótica
12: O discurso audiovisual: Análise fílmica e estudos culturais
13: Novas fronteiras da investigação: big data e netnografia
14: Da teoria à prática. Elaboração de um projecto de investigação e técnicas de redacção académica
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objectivo capacitar estudantes para desenvolverem projectos de investigação dentro da área das Ciências da Comunicação, compreendendo ademais o enquadramento desta área dentro das Ciências Sociais e Humanas.
- Dominar os principais debates teóricos sobre epistemologia, ética, cientificidade, e boas práticas de investigação dentro das Ciências Sociais e Humanas.
- Conhecer e saber utilizar as principais ferramentas de apoio à investigação (bases de dados de acesso aberto, sistemas de referenciação bibliográfica, repositórios científicos).
- Conhecer e compreender os principais métodos de investigação, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, as suas mais-valias e limitações, e como implementar na prática esses métodos.
- Problematizar e gerir sistemas digitais de recolha de dados como complemento ou substituto de vários métodos de investigação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Discussão, leitura de textos, apresentação de palestrantes, análise de fenómenos contemporâneos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Croucher, S. M., & Cronn-Mills, D. (2019). Understanding communication research methods: A theoretical and practical approach (2ed). Routledge, Taylor & Francis Group.
Davis, C. S., Lachlan, K. A., & Westerfelhaus, R. (2017). Straight talk about communication research methods.
Flick, U. (Ed.). (2018). The Sage handbook of qualitative data collection. Sage Reference.
Foss, S. K., & Waters, W. J. C. (2007). Destination dissertation: A traveler’s guide to a done dissertation. Rowman & Littlefield.
Harding, S. (2015). Objectivity and Diversity. University of Chicago Press.
Matthes, J., Davis, C. S., & Potter, R. F. (Eds.). (2017). The international encyclopedia of communication research methods. John Wiley & Sons.
Schimel, J. (2012). Writing science: How to write papers that get cited and proposals that get funded. Oxford University Press.
van Dijk, T. (2011). Discourse Studies: A Multidisciplinary Introduction (Second Edition). SAGE Publications.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não