filmeu

Disciplina Jornalismo e Ecossistemas Digitais

  • Apresentação

    Apresentação

    Jornalismo e Ecossistemas Digitais é uma disciplina teórico-prática com o objetivo de apostar na prática e na reflexão teórica e ética sobre uma nova realidade que desafia a profissão a redefinir-se. Através desta disciplina, os mestrandos têm acesso a boas práticas e também aos desafios mais prementes que se colocam ao jornalismo enquanto atividade social e profissional, face ao digital.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O que é o jornalismo?
      1. Os elementos do jornalismo
      2. Enquadramentos éticos e deontológicos da profissão de jornalista
      3. Autonomia jornalística
      4. Novas plataformas, velhos desafios
      5. A importância da verificação na era das fake news
    2. Ambientes: Desktop, Mobile, Tablet
      1. Como as narrativas evoluíram nas diferentes plataformas?
      2. Histórias de sucesso: quem está a inovar neste espaço?
    3. A produção jornalística no digital
      1. Ferramentas e recursos
      2. O jornalismo nas redes sociais: Micro-blogging, Live Reporting, e divulgação
      3. O jornalismo na era dos dados e da narrativa interativa
    4. Novas tecnologias, novas oportunidades
      1. Os pros e os contras das tecnologias emergentes e da sua aplicação a narrativas de não-ficção
      2. As novas possibilidades para a rádio, do conteúdo à distribuição
         
  • Objetivos

    Objetivos

    Os conteúdos ministrados permitirão ao estudante essencialmente adquirir competências que lhe permitirão:

    • Demonstrar uma sólida compreensão dos métodos, requisitos, ferramentas e sistemas utilizados na construção interdisciplinar de peças jornalísticas digitais.
    • Demonstrar a capacidade de escolher as tecnologias apropriadas para comunicar e formular um projeto que alavanque os seus conhecimentos de plataformas e tecnologias digitais emergentes.
    • Comunicar eficazmente, através de comunicação visual, escrita e oral, consoante o que for mais apropriado para a história que quer contar.
    • Compreender as características únicas do texto, imagem, áudio, vídeo e formas visuais de representação de dados, quando os utilizar e como apresentar a história da forma mais envolvente.
    • Compreender as necessidades de adaptação dos conteúdos para as várias plataformas digitais e explorar formas inovadoras de adaptar formatos tradicionais para públicos online e dispositivos móveis.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Adornato, A. (2017). Mobile and social media journalism: A practical guide. CQ Press.
    • Gray, J., Chambers, L., & Bounegru, L. The data journalism handbook: how journalists can use data to improve the news. O'Reilly Media, Inc., 2012.
    • Deuze, M., & Witschge, T. (2020). Beyond journalism. John Wiley & Sons.
    • Kovach, B., & Rosenstiel, T. (2014). The elements of journalism: What newspeople should know and the public should expect (Revised and updated third edition). Three Rivers Press.
    • Sánchez Laws, A. L. (2020). Can immersive journalism enhance empathy?. Digital Journalism, 8(2), 213-228.
    • Toural-Bran, C., Vizoso, Á., Pérez-Seijo, S., Rodríguez-Castro, M., & Negreira-Rey, M. C. (Eds.). (2020). Information Visualization in the Era of Innovative Journalism. Routledge.
    • Wahl-Jorgensen, K., & Hanitzsch, T. (Eds.). (2019). The Handbook of Journalism Studies (2.a ed.). Routledge.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios