-
Apresentação
Apresentação
Jornalismo e Ecossistemas Digitais é uma disciplina teórico-prática com o objetivo de apostar na prática e na reflexão teórica e ética sobre uma nova realidade que desafia a profissão a redefinir-se. Através desta disciplina, os mestrandos têm acesso a boas práticas e também aos desafios mais prementes que se colocam ao jornalismo enquanto atividade social e profissional, face ao digital.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6348-23287
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- O que é o jornalismo?
- Os elementos do jornalismo
- Enquadramentos éticos e deontológicos da profissão de jornalista
- Autonomia jornalística
- Novas plataformas, velhos desafios
- A importância da verificação na era das fake news
- Ambientes: Desktop, Mobile, Tablet
- Como as narrativas evoluíram nas diferentes plataformas?
- Histórias de sucesso: quem está a inovar neste espaço?
- A produção jornalística no digital
- Ferramentas e recursos
- O jornalismo nas redes sociais: Micro-blogging, Live Reporting, e divulgação
- O jornalismo na era dos dados e da narrativa interativa
- Novas tecnologias, novas oportunidades
- Os pros e os contras das tecnologias emergentes e da sua aplicação a narrativas de não-ficção
- As novas possibilidades para a rádio, do conteúdo à distribuição
- O que é o jornalismo?
-
Objetivos
Objetivos
Os conteúdos ministrados permitirão ao estudante essencialmente adquirir competências que lhe permitirão:
- Demonstrar uma sólida compreensão dos métodos, requisitos, ferramentas e sistemas utilizados na construção interdisciplinar de peças jornalísticas digitais.
- Demonstrar a capacidade de escolher as tecnologias apropriadas para comunicar e formular um projeto que alavanque os seus conhecimentos de plataformas e tecnologias digitais emergentes.
- Comunicar eficazmente, através de comunicação visual, escrita e oral, consoante o que for mais apropriado para a história que quer contar.
- Compreender as características únicas do texto, imagem, áudio, vídeo e formas visuais de representação de dados, quando os utilizar e como apresentar a história da forma mais envolvente.
- Compreender as necessidades de adaptação dos conteúdos para as várias plataformas digitais e explorar formas inovadoras de adaptar formatos tradicionais para públicos online e dispositivos móveis.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Project-based learning.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Adornato, A. (2017). Mobile and social media journalism: A practical guide. CQ Press.
- Gray, J., Chambers, L., & Bounegru, L. The data journalism handbook: how journalists can use data to improve the news. O'Reilly Media, Inc., 2012.
- Deuze, M., & Witschge, T. (2020). Beyond journalism. John Wiley & Sons.
- Kovach, B., & Rosenstiel, T. (2014). The elements of journalism: What newspeople should know and the public should expect (Revised and updated third edition). Three Rivers Press.
- Sánchez Laws, A. L. (2020). Can immersive journalism enhance empathy?. Digital Journalism, 8(2), 213-228.
- Toural-Bran, C., Vizoso, Á., Pérez-Seijo, S., Rodríguez-Castro, M., & Negreira-Rey, M. C. (Eds.). (2020). Information Visualization in the Era of Innovative Journalism. Routledge.
- Wahl-Jorgensen, K., & Hanitzsch, T. (Eds.). (2019). The Handbook of Journalism Studies (2.a ed.). Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não