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Disciplina Espaço, Lugar e Percepção: Crítica e Construção I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende fundar o desenvolvimento de projeto em prática continuada, incluindo sessões de crítica e construção, em base semanal e uma residência artística numa instituição parceira.

     

    No espaço das sessões semanais pretende-se colocar em confronto e debate várias obras - sem orientações cronológicas pré-determinadas -, permitindo uma discussão alargada sobre prática fotográfica, organização política, expressão coletiva e individual, bem como pulsão criativa.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    No espaço das sessões semanais podem ser referidos grandes campos temáticos que delineiam plateaus de confronto.

    1. O Advento da idade da luz, Einstein, Futurismo/Moholy Nagy e Cinema. Indústria e repetição.
    2. Psicanálise e Fotografia, Freud e o surrealismo, a fotografia enquanto inscrição inconsciente: Walter Benjamim e o “Inconsciente óptico”.
    3. Arte Conceptual, Performance, e Land Art: Fotografia – uma ferramenta.
    4. Deriva Documental.
    5. Humor enquanto expressão e forma. Para uma prática fotográfica do inútil.
    6. Arquivo e contexto: Produção e recepção.
    7. As grandes exposições de Fotografia , para uma história da apresentação/representação.

    Em ambiente de residência serão alvo de apresentação, discussão e desenvolvimento de trabalho fotográfico os seguintes campos temáticos:

  • Objetivos

    Objetivos

    Entender as principais problemáticas de criação que balizam a criação com ou a partir da noção de fotografia. Experienciar e analisar diversos trabalhos artísticos – com contextos históricos e nominais diversos -, ensaiando ligações com o campo da expressão fotográfica, colocando em confronto textos, obras visuais e cinematográficas de diversos campos. Encontrar um campo de trabalho alargado que possibilite a construção conceptual e a criação de obras visuais contaminadas pela experiência de produção de obra in situ, integrando os limites da experiência sensível, o acaso, o erro e as diversas condicionantes que advêm da prática em contexto de residência.

    Desenvolver trabalho visual (criação de diário gráfico ou mapa visual) no campo da expressão fotográfica, que derive de forma livre dos textos e obras abordados.

    Desenvolver vocabulário próprio de prática artística e expressão fotográfica em ambiente imersivo (residência), potenciando capacidades intrínsecas dos estudantes.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular tem um carácter teórico-prático, incluindo residência de imersão artística acompanhada por um tutor de relevância no meio artístico. A relação entre o/a tutor/a e os alunos proporcionará um fluxo de ideias e processos que informarão o trabalho de cada um.   Pretende-se uma diluição nos fenómenos de aprendizagem através dos métodos expositivos, num processo dinâmico baseado na experiência e nas trocas de conhecimentos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BERGSON, Henri. The Endurance of Life. In: Pearson e Mullarkey (eds.) Henri

    Bergson: Key Writtings. London: Continuum, 2002.

     

    BOIS, Y. e KRAUSS, Rosalin. A User's Guide to Entropy. October, Vol. 78, pp.38-88, 1996.

     

    DE MARIA, Walter. Compositions, Essays, Meaningless Work, Natural Disasters.

     

    DIDI-Huberman, Georges. Diante do Tempo. História da Arte e Anacronismo das Imagens. Orfeu Negro, 2017.

     

    LEACH, Neil (ed.) Rethinking Architecture: A reader in cultural theory. Leach Taylor & Francis e-Library, 2005.

     

    LUNN, Felicity; MUNDER, Heike (2005). When Humour becomes painful; Jrp RINGIER ed; Zurich, 2006; ISBN 3905701049

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