filmeu

Disciplina Seminários Interdisciplinares I

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular de reflexão e crítica da produção da imagem nas suas diversas plataformas. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Processos de desenvolvimento técnico e criativo focado em obras específicas. 

    2. Análise crítica de obras de diferentes autores.

    3. O mercado de arte e a relação do fotógrafo com os agentes do meio: galeristas, curadores, instituições; bolsas e trabalho em contexto de residência.

    4. Apresentação comentada de fotolivros, documentários, capítulos de livros e artigos, tendo em vista a evolução de um pensamento crítico e autónomo. 

    5. Master classes com autores que articulem a fotografia com outras áreas, como o cinema, a literatura, a poesia e o design. 

    6. Visitas de estudo com vista a fomentar o carácter interdisciplinar dos processos de criação artísticos: conferências, ciclos de cinema, lançamentos de livros, mostras e exposições. 

    7. Sessões de discussão crítica.

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se estimular o contacto com o panorama e oferta cultural ligada às áreas da Fotografia e Artes Visuais, bem como aprofundar os conhecimentos teórico-práticos envolvidos.

     

    Serão convidados autores que reflitam sobre a relação texto/imagem, bem como os processos de criação de narrativas, para uma compreensão atual dos meios de produção artística, bem como as dinâmicas e estratégias do mercado da arte. 

     

    Nesta unidade curricular discutem-se os mais recentes desenvolvimentos do discurso crítico, contextualizando as transformações culturais (antropológicas, sociológicas, económicas e técnicas, entre outras), que por sua vez impactam as revoluções estéticas.

     

    Analisando as metodologias subjacentes à implementação de projetos, editoriais e autorais, os alunos serão convidados a refletir sobre as diferentes noções de perspetiva que contaminam as dimensões éticas da representação fotográfica.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias expositivas, com recurso a autores convidados para o proferimento de seminários, proporcionando um espaço de discussão com os alunos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • BARTHES, Roland. Câmara Clara. Ed.70, Lisboa, 1976.


      FREUND, Gisèle. Fotografia e Sociedade, Veja, Lisboa, 1992.


      JEFFREY, Ian. Photography, Thames and Hudson, NY, 1997.


      KRAUSS, Rosalind. O Fotográfico, Ed. GG, Barcelona, 2007.


      SENA, António. História da Imagem Fotográfica em Portugal. Porto Editora, Porto, 1998.

       

      ROSENTHAL, Alan. Writing, Directing and Producing Documentary Films and Videos. Carbondale: Southern Illinois University Press, 2002.

       

      SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Lisboa: D. Quixote, 1986.


      TRACHTEMBERG, Alan. Ensaios Sobre Fotografia. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios