filmeu

Disciplina Espaço, Lugar e Percepção: Crítica e Construção II

  • Apresentação

    Apresentação

    Com esta UC pretende-se planear e sistematizar um processo de investigação artística, no campo da fotografia. Serão exploradas as suas potencialidades e desdobramentos, com recurso a várias linguagens, plataformas e suportes permitindo uma hibridez de discursos, em espaço físico ou virtual, através de uma metodologia projetual que engloba pesquisa, trabalho de campo, residência artística, edição e publicação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A UC estrutura-se em 3 momentos chave:
    I – sistematização do trabalho de pesquisa em curso: Serão apresentadas, analisadas e discutidas produções autorais que revelem diferentes estratégias de recolha e organização de material e que articulem várias etapas de concretização do projeto (livro, exposição, site, etc.). Aluno/as serão desafiado/as a identificar e aplicar um sistema de organização às suas pesquisas através de uma plataforma adequada aos seus objetivos.
    II – a residência artística permitirá reunir, editar e discutir o trabalho prático e teórico desenvolvido, tendo em visa traçar estratégias para a concretização de um objeto editorial. O processo de trabalho em residência terá o acompanhamento de um/a tutor/a convidado/a, que deverá orientar e promover momentos de discussão individual e partilhada.
    III – preparação de uma publicação (maquete) pretende materializar a pesquisa num objeto editorial (maquete) que poderá adotar diversos formatos (livro, ensaio visual, etc.)
     

  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta UC discutem-se os desenvolvimentos recentes no discurso de autores no âmbito da fotografia e construção visual, visando os seguinte objetivos:

    Adquirir capacidades, métodos e práticas fundamentadas, tendo em vista a organização e planeamento de processos de trabalho, desde a concepção até à materialização de um objecto editorial; 

    Desenvolver capacidade de análise crítica e construtiva de imagens, experimentando a hibridez de discursos que conectem a fotografia a outras dimensões narrativas, expressivas e formais;  

    Adquirir competências sobre a transversalidade dos diversos “media” na produção artística contemporânea, que explorem as potencialidades narrativas na fotografia, bem como as opções técnicas e conceptuais ao nível da edição de imagem e criação de publicações.

    Esta UC dá continuidade à UC Espaço, Lugar e Perceção: Crítica e Construção I e prevê a realização de uma residência artística destinada à materialização de uma publicação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias assentam num trabalho contínuo prático e teórico, sob a forma de investigação individual, análise e crítica.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cotton, Charlotte (2005). La Photographie dans l'art contemporain. Paris: Editions Thames&Hudson.

    Krauss, Rosalind (2007). O Fotográfico. Barcelona: Ed. GG.

    Parr, M. & Badger, G. (2014) The Photobook: A History Volume I, II, III, Phaidon.

    Parsons, Sarah. 2009. Sontag’s Lament: Emotion, Ethics, and Photography. Photography and Culture.

    Pink, Sara. 2021. Doing Visual Ethnography. Monash University, Sage, Australia.

    Trachtenberg, Alan ( 2013). Ensaios sobre fotografia de Niepce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro.

    Fontcuberta, Joan. 2016. La furia de las imágenes: Notas sobre la postfotografía. Barcelona: Galaxia Gutenberg.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios