filmeu

Disciplina Seminários Interdisciplinares II

  • Apresentação

    Apresentação

    Da constelação de referentes à estabilização do índice, da composição do corpus bibliográfico a metodologias expandidas, esta UC constitui-se como um laboratório de de experimentação, através de seminários teóricos e práticos, com convidados de várias áreas interdisciplinares, tais como: Alimento, som, psico-geografia, titeratura, cinema e cultura visual.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Sessões de apresentação com a presença de profissionais, artistas e investigadores com currículo relevante. As apresentações deverão inserir-se nos seguintes temas: 1. Processos de desenvolvimento técnico e criativo focado em obras específicas. 2. Análise crítica de obras de diferentes autores. 3. O mercado de arte e a relação do fotógrafo com os agentes do meio: galeristas, curadores, instituições, exposições. 4. Masterclasses e Workshops com autores que articulem a fotografia com outras áreas, como: pintura,  cinema, literatura, poesia, som, design, psicogeografia, alimento, vídeo, 3d, realidade virtual e aumentada, e escultura. 6. Visitas de estudo com vista a fomentar o carácter interdisciplinar dos processos de criação artísticos: conferências, ciclos de cinema, lançamentos de livros, mostras e exposições. 7. Sessões de discussão crítica.
  • Objetivos

    Objetivos

    UC de reflexão e crítica em torno de áreas da próximidade da imagem. Pretende-se estimular o contacto com o panorama e oferta cultural ligada às áreas da Fotografia e Artes Visuais, tais como a BFVFX, quando se aplicar. Entre visitas de estudo, serão convidados autores que reflitam sobre a relação texto/imagem/som e os iscutem-fenómenos da percepção dos vários sentidos. D se os mais recentes desenvolvimentos do discurso crítico, contextualizando as transformações culturais (antropológicas, sociológicas, económicas e técnicas, entre outras), que por sua vez impactam as revoluções estéticas.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Seminários que conjugam o método expositivo com a participação e discussão dos alunos, a par de visitas exercícios exploratórios e trabalho de campo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baudrillard, J. 2008 [1968]. O Sistema dos Objetos. São Paulo: Perspectiva.   Bolter, J., Grusin, R. (2000). Remediation: Understanding New Media. MIT Press. AV/209-BC.   Bruno, G. 2002. Atlas of Emotion: Journeys in Art, Architecture and Film. London: Verso.   Foster, H. 1996. ‘The Artist As Ethnographer’ in The Return of the Real. MIT Press. ART/471 – BC.   Ferrarotti, F. 2003. On the Science of Uncertainty: the biographic method in scientific research. Nova Iorque: Lexington Books.   Simondon, G. 2016 [1958]. On the Mode of Existence of Technical Objects. London: Univocal.   Sloterdijk, P. 2014 [2010]. Morte aparente no pensamento: da filosofia e da ciência como prática. Lisboa: Relógio d’Água. Whitehead, A. 1948 [1925]. Science and the Modern World – Lowell Lectures 1925. New York: Pelican Mentor. Nota: Todas as cotas são da Biblioteca Victor de Sá da ULHT. Outros títulos complementares estão disponíveis no Moodle.  (a restante bibliografia é apresentada por cada convidado(a))  
  • Avaliação

    Avaliação

    Os/as alunos/as serão avaliados através dos seguintes elementos:

    1. Assiduidade e boa participação (25%);

    2. Projeto livre (50%) e a sua apresentação oral  (25%) baseado num seminário à escolha do/a aluno/a. Esse projeto deverá integrar texto e imagem e a relação com o seminário deverá ser perceptível. 

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria