-
Apresentação
Apresentação
Da constelação de referentes à estabilização do índice, da composição do corpus bibliográfico a metodologias expandidas, esta UC constitui-se como um laboratório de procedimentos, de técnicas e de mediação de saberes associados à conceção de dissertação de mestrado.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6611-24432
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A Planificação
1.1. Criação científica em estudos artísticos: Laboratório, pensamento, prática.
1.2. Como conceber um plano de trabalhos? circunscrição do problema; seleção de fontes e composição do corpus bibliográfico.
1.3. O trabalho de campo: teoria e prática.
2. A Elaboração
2.1. Como estruturar a investigação? Da constelação de ideias à estabilização do índice.
2.2. Sistematizar os resultados, concretizar modelos.
2.3. Finalizar: a gestão do aberto.
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos:
- Relacionar conhecimentos teóricos com procedimentos práticos;
- Estimular a reflexão crítica em trono da produção de saberes;
- Desenvolver competências científicas;
- Aprofundar metodologias e conceitos;
- Promover cruzamentos disciplinares;
- Estimular elaboração e uso de fichas de leitura.
Resultados esperados (indicadores):
- Desenvolver competências na investigação científica: identificação, seleção, justificação e validação de ideias;
- Identificar conceitos em obras de referência, desenvolvendo leituras teóricas e plásticas;
- Ensaiar sínteses escritas, devidamente fundamentadas e parametrizadas segundo padrões académicos;
- Aplicar saberes e ferramentas em projetos de investigação transdisciplinares.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Seminários que conjugam o método expositivo com a participação e discussão dos alunos, a par de visitas exercícios exploratórios e trabalho de campo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baudrillard, J. 2008 [1968]. O Sistema dos Objetos. São Paulo: Perspectiva.
Bolter, J., Grusin, R. (2000). Remediation: Understanding New Media. MIT Press. AV/209-BC.
Bruno, G. 2002. Atlas of Emotion: Journeys in Art, Architecture and Film. London: Verso.
Foster, H. 1996. ‘The Artist As Ethnographer’ in The Return of the Real. MIT Press. ART/471 – BC.
Ferrarotti, F. 2003. On the Science of Uncertainty: the biographic method in scientific research. Nova Iorque: Lexington Books.
Simondon, G. 2016 [1958]. On the Mode of Existence of Technical Objects. London: Univocal.
Sloterdijk, P. 2014 [2010]. Morte aparente no pensamento: da filosofia e da ciência como prática. Lisboa: Relógio d’Água.
Whitehead, A. 1948 [1925]. Science and the Modern World – Lowell Lectures 1925. New York: Pelican Mentor.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não