filmeu

Disciplina Seminários Interdisciplinares II

  • Apresentação

    Apresentação

    Da constelação de referentes à estabilização do índice, da composição do corpus bibliográfico a metodologias expandidas, esta UC constitui-se como um laboratório de procedimentos, de técnicas e de mediação de saberes associados à conceção de dissertação de mestrado.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Planificação

    1.1. Criação científica em estudos artísticos: Laboratório, pensamento, prática.

    1.2. Como conceber um plano de trabalhos? circunscrição do problema; seleção de fontes e composição do corpus bibliográfico.

    1.3. O trabalho de campo: teoria e prática.

     

    2. A Elaboração

    2.1. Como estruturar a investigação? Da constelação de ideias à estabilização do índice.

    2.2. Sistematizar os resultados, concretizar modelos.

    2.3. Finalizar: a gestão do aberto.

  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos:

    • Relacionar conhecimentos teóricos com procedimentos práticos;
    • Estimular a reflexão crítica em trono da produção de saberes;
    • Desenvolver competências científicas;
    • Aprofundar metodologias e conceitos;
    • Promover cruzamentos disciplinares;
    • Estimular elaboração e uso de fichas de leitura.

     

    Resultados esperados (indicadores):

    • Desenvolver competências na investigação científica: identificação, seleção, justificação e validação de ideias;
    • Identificar conceitos em obras de referência, desenvolvendo leituras teóricas e plásticas;
    • Ensaiar sínteses escritas, devidamente fundamentadas e parametrizadas segundo padrões académicos;
    • Aplicar saberes e ferramentas em projetos de investigação transdisciplinares.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Seminários que conjugam o método expositivo com a participação e discussão dos alunos, a par de visitas exercícios exploratórios e trabalho de campo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baudrillard, J. 2008 [1968]. O Sistema dos Objetos. São Paulo: Perspectiva.

     

    Bolter, J., Grusin, R. (2000). Remediation: Understanding New Media. MIT Press. AV/209-BC.

     

    Bruno, G. 2002. Atlas of Emotion: Journeys in Art, Architecture and Film. London: Verso.

     

    Foster, H. 1996. ‘The Artist As Ethnographer’ in The Return of the Real. MIT Press. ART/471 – BC.

     

    Ferrarotti, F. 2003. On the Science of Uncertainty: the biographic method in scientific research. Nova Iorque: Lexington Books.

     

    Simondon, G. 2016 [1958]. On the Mode of Existence of Technical Objects. London: Univocal.

     

    Sloterdijk, P. 2014 [2010]. Morte aparente no pensamento: da filosofia e da ciência como prática. Lisboa: Relógio d’Água.

    Whitehead, A. 1948 [1925]. Science and the Modern World – Lowell Lectures 1925. New York: Pelican Mentor.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios