filmeu

Disciplina Técnicas e Processos Fotográficos: Técnicas Avançadas e Experimentais II

  • Apresentação

    Apresentação

    A revitalização dos processos fotográficos históricos e/ou alternativos, potencia a introdução desta UC como disciplina autónoma, capaz de dotar os alunos de competências enquanto impressores especializados em técnicas laboratoriais alternativas. Tendo por base o conhecimento adquirido na UC Técnicas e Processos Fotográficos: Técnicas Avançadas e Experimentais I, os alunos produzirão matrizes digitais adequadas às características dos processos com que experimentarão, produzindo provas com alto rigor tonal e formal.

    Nesta UC será ainda explorada a prática da fotografia sem câmara, em grande formato, com recurso a processos como antotipia, cianotipia, luminogramas, quimigramas, entre outros processos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O conhecimento especializado dos materiais fotossensíveis convida os alunos a experimentar com manipulações químicas, fabricando as suas fórmulas e explorando diferentes processos, refletindo sobre as noções de imagem latente e imagem evidente.

    1:

    - História dos processos de impressão por contacto;

    - História da fotografia-sem-câmara;

    - Fotografia e técnica: o carácter performático e subversivo da prática da fotografia-sem-câmara;

    - Estado da arte: análise e reflexão sobre projetos autorais;

    - Composição e representação;

    - Plasticidade e dimensão estética;

    - Suportes e processos de fabrico;

    - Matérias-primas e formas de extração;

    - Estabilidade e permanência;

     

    2:

    - Soluções e emulsões à base de sais de prata.

    - Outros metais ferrosos.

    - Colóides (soluções à base de dicromato);

    - Pigmentos (a extração de pigmentos e a aplicação de soluções botânicas em diferentes processos de criação e impressão).

  • Objetivos

    Objetivos

    Ao longo da UC, os alunos terão contacto com formas alternativas de criação fotográfica, trabalhando a sua autonomia e expandindo o campo de entendimento sobre o fotográfico.

    Conhecimento especializado dos processos fotográficos de emulsão à base de sais de prata e outros metais, colóides e pigmentos. Identificação e compreensão das especificidades técnicas e estéticas dos diferentes processos fotográficos.

    Capacidade de estabelecer um diálogo holístico entre imagem e matéria.

    Aptidão para identificar a importância de boas práticas laboratoriais e dos suportes na plasticidade das provas e objetos fotográficos.

    Noção de fotografia-sem-câmara, aprofundar diálogos entre a realidade experimentada e experiência.

    Capacidade para trabalhar suportes, formas, escala, texturas e cores, encontrando novos sentidos, através de diferentes modos processuais pensando a significação e a representação.

    Capacidade para desenvolver ferramentas que contribuirão para a sua prática artística.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Intercalação de aulas teóricas com aulas práticas, de carácter laboratorial, permite uma dinâmica fluida e orgânica que será trabalhada em função dos objetivos de aprendizagem desta UC.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ARENTZ, Dick. Platinum and Palladium Printing, Focal Press, Boston, London, 2000.

    BARNIER, John, Coming into Focus – A step-by-step Guide to Alternative Photographic Printing Processes. Chronicle Books, San Francisco, California, 2000.

    CHRISTOPHER, James. The Book of Alternative Photographic Processes, 2nd edition, Delmar Cengage Learning, New York, 2007.

    CRAWFORD, William, The Keepers of Light, New York, Morgan & Morgan, 1979.«

    HAYBALL, Laurie White. Advanced Infrared Photography Handbook. Amherst Media, Inc., Amherst, New York, 2001.

    REED, Martin; JONES, Sarah; Silver Gelatin, a User’s Guide to Liquid Photographic Emulsion, Argentum, Aurum Press Ltd., London, 2001.

    SCOPICK, David, The gum bichromate book: non-silver methods for photographic printmaking, Focal Press, Boston London, 1991.

    WALL, E.J., Photographic Emulsions; American Photographic Publishing Co. Boston, 1929.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios