filmeu

Disciplina Organização e Planeamento do Treino e Competição

  • Apresentação

    Apresentação

    A característica dominante da UC é a sua natureza global, integradora e de síntese de conhecimentos, processos e métodos conducentes há mais elevada performance, da formação à alta competição. Assim procura-se que o estudante:

    - Compreenda, fundamente e desenvolva uma concepção sistémica do processo de treino e competição, implicando o mais amplo conjunto de elementos integrantes.

    - Domine e aplique ao processo de treino e competição os conceitos de unidade, complexidade, totalidade e emergência.

    - Questione e estabeça as relações e interações entre os habituais componentes de treino e competição, designadamente as capacidades motoras, técnico-táticas e psico-sociais.

    - Pesquise, estabeleça e programe considerando a permanente interação entre os objectivos, processos, metodologias e resultados de avaliação.

    - Seja capaz de planear o desenvolvimento individual e da equipa, a curto, médio e longo prazo, da formação à alta competição

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Concepção sistémica do processo de treino.

    2. Caracterização do esforço específico no Futebol: capacidades motoras, exigências psicológicas, conteúdos técnicos e tácticos e da preparação teórica.

    3. Fundamentos da periodização do treino e sua aplicação no Futebol: elementos estruturais e respectivas funções. Análise e reflexão sobre a "periorização tática" Análise das formas de aumento gradual da carga de treino ao longo dos anos.

    4. Efeitos do treino: tipos e meios de controlo e avaliação.

    5. Estudo e análise comparativa da organização e planeamento do treino e competição em várias etapas da formação do futebolista.

    6. Processo e etapas de desenvolvimento individual e coletivo.

    7. Direção e coordenação da equipa técnica.

  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC tem como principais objectivos de aprendizagem:

    (1) Domínio e análise crítica dos principais modelos de organização e periodização do treino - a concepção sistémica;

    (2) Identificação dos factores determinantes do sucesso no domínio da organização, planeamento e execução do treino;

    (3) Capacidade de organizar, prescrever e avaliar conteúdos de treino, assim como uma adequada intervenção na competição, nas etapas de formação do futebolista e no alto rendimento;

    (4) Diferenciar níveis de planeamento de âmbito conceptual, estratégico e táctico;

    (5) Desenvolvimento individual e coletivo;

    (6) Integração e liderança de equipa.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Desconhecem-se metodologias inovadoras suscetíveis de conduzir o estudante a tomar consciência das suas conceções e limitações e, bem assim, a necessidade de as superar.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Castelo, J. (2009). Futebol. Organização dinâmica do jogo. Ed. Universitárias Lusófonas (3ª edição). Lisboa.

    Proença, J. (1986). Organização e Planeamento do Sistema de Treino Desportivo. Revista Horizonte, 2(12): I-XII.

    Aquino, R., Puggina, E., Alves, I. & Garganta, J. (2017). Skill-related performance in soccer: a systematic review. Human Movement, 18(5),34-55

    Rodrigo, A., Carling, C., Maia, J., Vieira, L., Wilson, R., Smith, N., Almeida, R., Gonçalves, L.,Kalva-Filho, C., Garganta, J. & Puggina, E. (2020). Relationships between running demands in soccer match-play, anthropometric, and physical fitness characteristics: a systematic review. International Journal of Performance Analysis in Sport , DOI: 10.1080/24748668.2020.1746555.

    Walker, G., Hawkins, R. (2018). Structuring a Program in elite professional soccer; Journal of Strength and Conditioning Research, vol. 40(3); 72-82

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios