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Disciplina Competências e Formação do Treinador

  • Apresentação

    Apresentação

    Analisar as funções e tarefas do treinador nos vários níveis de formação e desenvolvimento (da formação ao alto rendimento), reflectir sobre as competências profissionais necessárias para a consecução dos objectivos estabelecidos para cada um dos níves de formação e desenvolvimento, e sobre os tipos e "abordagens" na formação de treinadores. A UC tem ainda como objectivo promover a compreensão do estado da investigação sobre a formação de treinadores e dos desafios associados à qualificação, formação e profissionalização destes agentes desportivos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O racional da disciplina. Princípios e pressupostos.

    2. A filosofia e a 'expertise' dos treinadores, a importância de cada uma e sua relação. O processo de socialização profissional.

    3. A ética na formação dos treinadores.

    4. A investigação sobre o perfil e competências gerais e específicas do treinador. A perspectiva pedagógica e a pespectiva psicológica.

    5. O treinador 'expert'. Características e componentes da 'expertise' profissional. Etapas de desenvolvimento da "expertise" profissional.

    6. Os tipos de “Abordagens” formativas.

    7. As perceções dos treinadores sobre a sua formação.

    8. Os contextos de formação para os treinadores.

    9. As fontes de conhecimento dos treinadores.

    10. Os tipos de conhecimento relacionados com o nível de "expertise".

    111 Programas de formação de treinadores.

    12.  Estratégias de desenvolvimento profissional: O saber analisar, o saber reflectir e o saber justificar. A prática reflexiva.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os estudantes:

    1. Compreendem o modo como se forma a filosofia e a expertise dos treinadores, a importância de cada uma e a relação entre ambas.

    2. Conhecem a evolução da investigação sobre a eficácia e a expertise do treinador.

    3. Conhecem o conceito de "expertise" e as suas componentes cognitivas e comportamentais no ensino do desporto.

    4. Constroem programas de formação de treinadores respeitando os princípios de qualidade requeridos para os processos de desenvolvimento curricular.

    5. Conhecem e diferenciam conceitos fundamentais da teoria da formação de formadores.

    6. Conhecem e sabem como utilizar diferentes estratégias de desenvolvimento profissional dos treinadores .

    7. Aplicam os princípios de desenvolvimento curricular na análise de programas de formação de treinadores.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Ensino centrado no estudante. Num primeiro momento, são identificados os problemas. Num segundo momento, os estudantes buscam na literatura a solução para o problema. Num terceiro momento, procede-se à análise e discussão da solução ou soluções encontradas e o docente acrescenta a informação em falta.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Cassidy, T., Jones, R., & Poltrac, P. (2004). Understanding sports Coaching the Social, Cultural and Pedagogical Foundations of Coaching Practice. New York: Routledge.
    • Côté, J & Gilbert, W. (2009). An Integrative Definition of Coaching Effectiveness and Expertise, International Journal of Sports Science & Coaching, 4(3), 307-32
    • Gilbert, W., Nater, S., Siwik, M., & Gallimore, R. (2010). The Pyramid of Teaching Success in Sport: Lessons from Applied Science and Effective Coaches. Journal of Sport Psychology in Action, 1, 86-94.
    • Nash, C., Martindale, R., Collins, D., & Martindale, A. (2012). Parameterising expertise in coaching: Past, present and future. Journal of Sports Sciences, 30(10), 985-994.
    • Nelson, L., Cushion, C., & Potrac, P. (2006). Formal, Non formal and informal coach learning: A Holistic Conceptualisation.

     

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