filmeu

Disciplina Análise Sócio-histórica do Futebol

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular pretende introduzir o aluno na problemática do conhecimento histórico e social do futebol. Sendo um fenómeno social, o futebol precisa de ser compreendido na sua temporalidade, na sua curta, média e longa duração, para podermos compreender as suas continuidades  e descontinuidades. O estudo do que há a conhecer não pode ser ser separado do que já é conhecido. A não compreensão dos processos de mudança, falseiam o conhecimento da realidade. Com esta unidade curricular pretende-se despertar o aluno para a utilidade de aprendermos com o que já foi feito (experiência social e histórica) para melhor construirmos o que temos a fazer (projeto). Com isto, pretende-se promover o pensamento crítico, desenvolver uma atitude de ponderação e de abertura ao diálogo, evitando o perigo do senso comum e do dogmatismo(s).

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Análise sócio-histórica do futebol

    1.1.  Para uma nova epistemologia do futebol

     

    2.  Sociedade, desporto moderno e futebol

    2.1. O futebol como fenómeno sócio-cultural historicamente construído

     

    3. Associativismo desportivo

    3.1.  Identidades dos clubes de futebol

     

    4. O futebol como produto social

    5.1. O futebol e a globalização.

  • Objetivos

    Objetivos

    - Interpretar criticamente o futebol como fenómeno sócio-histórico.

     

    -  Saber analisar e fundamentar os processos de mudança no futebol à luz de uma perpspectiva sócio-histórica.

     

     - Interpretar criticamente o presente na sua relação com as forças constituintes sócio-históricas.

     

    - Desenvolver uma atitude de reflexão, de crítica e de curiosidade  sobre o conhecimento sócio-histórico do futebol .

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para a concretização da aprendizagem organizámos o processo integrando metodologias ativas. Todo este processo de ensino-aprendizagem está estruturado de modo a exigir dos alunos uma participação ativa na construção do seu processo de conhecimento.

    A participação do aluno, envolve a realização de tarefas que solicita:

    - Pesquisa individual. Os alunos são confrontados com situações que apelam à necessidade de saberem procurar responder individualmente às dúvidas que vão sendo colocadas ao longo das aulas;

    - Pesquisa de grupo. Os alunos são confrontados com situações que apelam à necessidade da aprendizagem cooperativa. 

    - Debates. Os alunos são confrontados com situações que exigem o confronto de ideias, o desenvolvimento do espírito crítico.

    Nas diferentes situações-problema, o aluno tem que expressar o seu conhecimento de forma oral e escrita. 

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Andrade, D. & Ramos, H. (2015). Futebol: paixão ou negócios? Uma análise da produçãoo científica mundial. Podium, 4 (3), 169-184.

     

    Dias, M. (2000). História do futebol em Lisboa. Quimera

     

    Januário, S., Lima, C.& Leal, D. (2020). Futebol de mulheres na agenda da mídia: uma análise temática da cobertura da copa do mundo de 2019 em sites jornalísticos brasileiros. Observatório Journal, 14 (4), 42-62.

     

    Rodrigues, F. (2004). Modernidade, disciplina e futebol: uma análise sociológica da produção social do jogadores de futebol no Brasil. Sociologias,11, 260-299.

     

    Serrado, R. & Serra, P. (2015). História do futebol português ¿ uma análise social e cultural. Lisboa: PrimeBooks.

     

    Sousa, J. (1988). Contributo para o estudo do associativismo desportivo em Portugal. Lisboa: Ed. ISEF.

     

    Sousa, M. (2004). As origens do futebol. Lisboa: Mem Martins: Oro Faber.

     

    Serpa, H. (2007). História do desporto em Portugal. Do século XIX à primeira guerra mundia. Liisboa: Instituto Piaget.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios